ASSINE
search button

Botsuana aposta em filme de Hollywood sobre detetive aventureira

Compartilhar

REUTERS

GABORONE - O governo de Botsuana apostou 5 milhões de dólares em um filme de Hollywood baseado em livros sobre uma detetive intrépida, em uma tentativa polêmica de promover o país do sul da África entre cinéfilos de todo o mundo.

O filme, cuja produção começou este mês, tem como base a série de romances de Alexander McCall Smith, que começa com o livro "Agência nº 1 de Mulheres Detetives".

O longa-metragem será a primeira produção importante a ser rodada no país africano, mais conhecido por seus diamantes e sua fauna que por seu glamour cinematográfico.

Com direção de Anthony Minghella ("Cold Mountain" e "O Paciente Inglês"), o filme traz a cantora norte-americana Jill Scott no papel principal de Precious Ramotswe, a proprietária de uma agência de detetives em Botsuana.

A cantora e atriz Anika Noni Rose, que atuou em "Dreamgirls Em Busca de Um Sonho", fará a secretária de Precious Ramotswe, Grace Makutsi.

"O filme tem dois personagens principais. Um é Ramotswe, e o outro é Botsuana como um todo. O filme procura contar uma história do que é maravilhoso e mágico em Botsuana e no resto da África", disse Minghella à Reuters.

Mas a magia está em falta para alguns betchuanas, para os quais a oferta feita pelo governo de 5 milhões de dólares para financiar o filme é um caso de prioridades equivocadas em um país que, apesar de sua riqueza mineral, ainda é em grande medida pobre.

"O que o governo está tentando fazer?", irritou-se um participante em um programa de rádio que recebe ligações de ouvintes. "Onde mais no mundo já se viu algo assim? Acho que nosso governo faz uma interpretação equivocada da palavra ''turismo''."

O ministro do Turismo, Kitso Mokaila, cujo ministério foi responsável pela verba de 5 milhões de dólares, insistiu que o filme representa uma oportunidade rara para o país se promover como destino turístico africano.

"As pessoas podem dizer o que quiserem. Mas esta decisão, tomada com a aprovação do gabinete ministerial, não foi um erro. Ela vai ajudar em muito que Botsuana e o que o país pode oferecer em termos de turismo ganhem reconhecimento internacional", disse Mokaila.

Botsuana vem se esforçando para diversificar sua economia e libertá-la da dependência excessiva sobre os diamantes, que hoje são responsáveis por um terço de suas exportações.

Os livros de McCall Smith têm feito sucesso mundial espantoso, tendo vendido mais de 15 milhões de cópias apenas em inglês.

Já é atribuído aos livros um pequeno boom turístico em Botsuana, ex-protetorado inglês com cerca de 2 milhões de habitantes. Um número crescente de turistas vem visitando Mochudi, a cidade natal de Precious Ramotswe.