ASSINE
search button

BBC quer ficar menor e aumentar qualidade, diz diretor-geral

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - A emissora estatal britânica BBC quer ficar mais enxuta e mais focada para concorrer melhor com suas rivais comerciais e atender as demandas do governo por mais eficiência, disse na terça-feira seu diretor-geral, Mark Thompson. - Acredito que a BBC tem que ficar menor. Fazer menos coisas. Deve concentrar seus recursos limitados em menos e melhores horas de TV e rádio, e fazer menos e melhores páginas na Internet - afirmou Thompson num discurso.

A BBC pretende cortar pelo menos 6.000 funcionários até o fim do ano financeiro atual, em relação aos níveis de 2004, e está sendo pressionada pelo governo a economizar 3 por cento de suas despesas durante os próximos seis anos.

- Não vai ser fácil. Estamos preocupados com a eficiência desde o início dos anos 1990. Cortamos despesas drasticamente nos últimos três anos. Análises independentes indicam que os preços de nossos programas estão em linha com os da ITV, do Channel 4 e do mercado - disse Thompson.

O diretor-geral afirmou que, depois de anos de expansão do volume total de conteúdo, a BBC vai agora se concentrar na qualidade.

A BBC atinge mais de 94 % dos adultos britânicos pelo rádio, pela TV e pelos serviços online, e para isso gasta mais de 6,1 bilhões de dólares.