ASSINE
search button

Hirst é o artista vivo mais caro em semana de preços recorde

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - O britânico Damien Hirst foi coroado o artista vivo mais caro em um leilão, arrebatando o título que durante 18 anos foi do americano Jasper Johns. Foi o momento de pico de uma semana frenética para os leilões de arte de Londres, durante a qual caíram recordes por todo lado. Quando a semana terminar, na noite de sexta, terão sido acumulados quase 1 bilhão de dólares em vendas.

Hirst levou o título na quinta-feira, quando a Sotheby's vendeu seu armário de comprimidos 'Lullaby Spring' por 9,7 milhões de libras (19,1 milhões de dólares). Desde 1989 o recorde havia sido de Jasper Johns por 'False Start', vendido por 17,1 milhões de dólares. A venda da obra de Hirst aconteceu 24 horas depois de a Christie's ter vendido o retrato de 'Bruce Bernard' por Lucian Freud por 7,9 milhões de libras.

- Esta foi a semana de leilões de total mais alto que Londres já teve, confirmando sem dúvida alguma sua rápida ascensão como centro do mercado de arte - disse Robin Woodhead, executivo-chefe da Sotheby's International.

A Christie's disse que seus leilões marcaram recordes para 23 artistas, incluindo Joan Miró e Lucian Freud. Sua arqui-rival Sotheby's, que vendeu a obra mais cara da semana - 'Self Portrait, 1978' de Francis Bacon, por 21,6 milhões de libras - também marcou recordes para vários artistas, incluindo Henri Matisse, Tracey Emin e Frank Auerbach.

A tela 'Danseuse dans le fauteuil, sol en damier', de Matisse, foi arrematada por 11 milhões de libras, elevando o preço recorde em quase 1 milhão de libras. Não foram apenas obras contemporâneas e modernas que atraíram lances altos. A semana começou com as duas casas oferecendo obras de Claude Monet de alta qualidade.

Na segunda-feira a Christie's ficou em segundo lugar com vendas de Monet quando 'Waterloo Bridge, temps couvert', pintada pelo mestre impressionista em 1904, foi arrematada por 17,9 milhões de libras. Mas no dia seguinte a Sotheby's passou à sua frente, vendendo por 18,5 milhões de libras o quadro 'Nympheas', em que Monet pintou flores de seu jardim em Giverny.

O preço recorde para o artista é o de 19,8 milhões de libras pagos por 'Bassin aux nympheas et sentier au bord de l'eau' em 1998. A Christie's disse que suas vendas de arte impressionista, moderna, do pós-guerra e contemporânea durante a semana totalizaram 237 milhões de libras. Até a manhã da sexta, a Sotheby's já totalizava 178 milhões de libras e previa obter outros 20 milhões ao longo do dia.