ASSINE
search button

Filhos de Diana não conseguem impedir imagens de acidente na TV

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - Os filhos da princesa Diana pediram em vão a uma emissora de TV britânica, na terça-feira, que ela não transmita imagens explícitas num documentário sobre a morte da mãe deles num acidente automobilístico em Paris, 10 anos atrás.

A emissora Channel 4 disse que avaliou a preocupação dos príncipes, a contrapôs ao interesse público legítimo e resolveu transmitir as imagens no documentário 'Diana: The Witnesses in the Tunnel' (Diana -- as testemunhas no túnel), na quarta-feira.

Os príncipes William e Harry disseram que as fotos são 'um desrespeito flagrante para com a memória de sua mãe'.

- Ao preparar esse programa, não foi nossa intenção causar sofrimento a eles, e não acreditamos que o filme desrespeite a memória da princesa Diana de qualquer maneira, disse o Channel 4.

- Não são mostradas imagens das vítimas do acidente no filme.

Numa carta escrita pelo secretário particular deles, os príncipes pediram ao Channel 4 que retirasse do documentário várias imagens do carro acidentado, enquanto Diana ainda se encontrava nele, e imagens de um paramédico dando atendimento de emergência.

O assessor sênior da família real Jamie Lowther-Pinkerton disse que os príncipes 'acreditam que a transmissão das fotos será profundamente inapropriada, profundamente dolorosa para eles e para os familiares de outros que morreram naquela noite'.

Numa carta enviada a um executivo da TV, o assessor escreveu:

- Se fosse sua mãe ou minha morrendo naquele túnel, iríamos querer que a cena fosse transmitida para toda a nação?.

- Independentemente do fato de não mostrarem as feições da princesa, essas fotos exalam o ambiente e a tragédia dos momentos finais da vida dela.

Diana morreu ao lado do namorado, Dodi al Fayed, quando seu carro, que era dirigido pelo motorista Henri Paul, chocou-se num túnel urbano em Paris, enquanto estava sendo perseguido por vários paparazzi de motocicleta. O motorista também morreu.

A decisão de divulgar a carta ressaltou a revolta dos jovens príncipes, que vêm pedindo constantemente que se deixe que a mãe deles descanse em paz.

Mas suas súplicas estão sendo ignoradas nesta fase que antecede o décimo aniversário da morte de Diana, em agosto.