ASSINE
search button

Desfigurados competirão por cirurgia plástica em reality show

Compartilhar

Agência ANSA

LONDRES - A emissora britânica Ricochet (a mesma que produz Supernanny) lançará agora um reality show no qual concorrentes com deformidades faciais batalham por uma intervenção de cirurgia plástica que será transmitida pela televisão.

Um produtor do programa contatou no mês passado o cirurgião plástico Peter Butler - que realizará o primeiro transplante facial na Grã-Bretanha - para encontrar pacientes com deformidades faciais.

Há um mês, a Face Trust - a associação de caridade presidida por Butler - contatou por e-mail um produtor da Ricochet, que contou que a sociedade beneficente estava trabalhando em um programa sobre a cirurgia plástica facial.

O e-mail - citado pelo Sunday Times - diz que "queremos oferecer uma consulta cirúrgica a pessoas que não podem ter os serviços por motivos econômicos, porque as listas de espera são muito longas ou por motivos específicos relacionados à sua doença. Estamos procurando pessoas cujas vidas estão comprometidas pela incapacidade de se olharem no espelho, a ponto de terem medo de sair de casa".

A notícia deste programa gera questões de caráter ético e de privacidade e suscitou reações imediatas por parte da opinião pública, enquanto ainda não se acalmaram as polêmicas a respeito do reality show holandês, que colocou um rim a prêmio para o vencedor.

Butler, cirurgião plástico do Royal Free Hospital de Londres, afirmou que "é preciso estar atento para que não se torne um aproveitamento de algumas das pessoas mais vulneráveis da sociedade. Programas como este correm o risco de reforçar a idéia de que a cirurgia plástica ou outras intervenções possam resolver todos os problemas destas pessoas. Não é assim".

Também uma outra associação, a Changing Faces, foi contatada pela Ricochet em abril. O fundador, James Partride, diz que "como associação líder no apoio a pessoas desfiguradas, fomos contatados para colaborar no programa. Isso implica que as pessoas com deformidades faciais sejam consideradas bons candidatos".

A Ricochet não comentou estas afirmações, limitando-se a dizer que o reality show sobre transplante facial ainda não foi definido.