ASSINE
search button

Rowling autoriza parque temático de Harry Potter

Compartilhar

Agência JB

LONDRES - J.K. Rowling, primeira escritora do mundo a ficar bilionária graças ao sucesso do personagem Harry Potter, autorizou a criação de um parque temático na Flórida dedicado ao aprendiz de feiticeiro.

- Os planos que vi parecem incrivelmente excitantes, e não acho que os fãs do livro ou dos filmes ficarão decepcionados-, disse Rowling. O parque, em Orlando, deve ser aberto em 2009, numa joint venture da Universal Orlando Resort com a Warner Bros. Entertainment, cujos filmes da série já faturaram 3,5 bilhões de dólares no mundo.

Em uma nota cheia de hipérboles, os construtores do 'The Wizarding World of Harry Potter' (mundo de magia de Harry Potter) prometeram 'o primeiro ambiente temático de imersão em Harry Potter do mundo'.

Barry Meyer, presidente e executivo-chefe da Warner Bros. Entertainment, disse que - ao longo dos anos recebemos milhares de cartas de fãs de todo o mundo desejando visitar (a escola) Hogwarts e as maravilhosas locações descritas em cada uma das adoradas histórias de J.K. Rowling-.

A inauguração do parque pode combater a síndrome de abstinência dos fãs de Potter, que compraram 320 milhões de exemplares dos livros e transformaram todas as versões cinematográficas em sucessos de bilheteria.

A Pottermania deve bater novos recordes em julho, com a chegada às livrarias do último volume da série e o lançamento de mais um filme, sobre um dilúvio publicitário global.

- Harry Potter e as Relíquias da Morte-, última etapa da série de enorme sucesso, será lançado em 21 de julho. A autora marcará o fato com uma leitura à luz da lua para os fãs no Museu de História Natural de Londres. As editoras Bloomsbury (britânica) e Scholastic (norte-americana) estão organizando concursos para escolher a platéia.

'Harry Potter e a Ordem da Fênix', quinto filme da série, terá estréia mundial em 3 de julho em Londres.

Rowling, cujos lançamentos são sempre cercados de alto sigilo, disse que dois personagens morrem no sétimo e último volume, mas não dá outras pistas.

A autora pediu ao público que ajude a manter o segredo: - Quero que os leitores que, em muitos casos, cresceram com Harry embarquem na última aventura que vão dividir com ele sem saber aonde estão indo-.

Os escritores norte-americanos John Irving e Stephen King ficaram tão preocupados com as especulações que pediram a Rowling que poupe a vida do herói de óculos.