ASSINE
search button

Morre o ator e cineasta francês Jean-Claude Brialy

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - O ator e diretor francês Jean-Claude Brialy, um dos representantes da 'Nouvelle Vague' e também uma personalidade do teatro e da sociedade de Paris, morreu aos 74 anos.

Intérprete de mais de 100 filmes ao longo de uma carreira de quatro décadas, Brialy morreu ontem, em casa, após uma longa doença.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, expressou 'imensa tristeza' pela morte do ator, que chamou de - sentinela da noite, da festa e da poesia-. Para ele, Brialy uniu o cinema de autor e o cinema popular.

O artista, nascido na Argélia e filho de um militar, despontou para a fama com 'Nas garras do vício' ('Le beau Serge', 1958) e 'Os primos' ('Les cousins', 1959), dois filmes de Claude Chabrol.

Elegante, sedutor e mundano, Brialy foi uma das encarnações da 'Nouvelle Vague' com seus papéis em 'Uma mulher é uma mulher' ('Une femme est une femme', 1961), de Jean-Luc Godard, 'Os incompreendidos' ('Les quatre cents coups', 1959) e 'A noiva estava de preto' ('La mariée était en noir', 1967) de François Truffaut, e ainda 'O joelho de Claire' ('Le genou de Claire', 1970), de Eric Rohmer.

O ator, que chegou a Paris em 1954, teve seu primeiro papel num longa-metragem dois anos depois, em 'Helena e os homens' ('Elena et les hommes'), de Jean Renoir. Também trabalhou para Louis Malle, em 'Ascensor para o cadafalso' ('Ascenseur pour l'échafaud', 1957) e 'Os amantes' ('Les amants', 1958).

Em sua filmografia se destacam também sucessos como 'A rainha Margot', de Patrice Chéreau (1994).

Ganhador de dois prêmios Cesar, Brialy passou para o outro lado da câmera em 1971 com 'Eglantine', um filme evocando suas lembranças de infância. Também dirigiu 'Un bon petit diable' (1983), entre outros.

Brialy, cuja carreira também registrou sucessos na televisão e no palco, era o proprietário do teatro 'Les Bouffes' e escreveu vários livros.