ASSINE
search button

David Fincher retoma assassinatos em série com 'Zodíaco'

Compartilhar

REUTERS

SÃO PAULO - O cineasta David Fincher pode ter feito seu nome quando lançou o suspense 'Seven -Os Sete Crimes Capitais', em 1995, com um final assustador. Mais de 10 anos depois, o diretor revisita o tema com 'Zodíaco', que estréia no país nesta sexta-feira.

Porém, aqui os interesses dele são outros.

Baseado numa série de crimes que assombraram os Estados Unidos no final dos anos 1960, 'Zodíaco' passa longe de ser um suspense, apesar de ser um filme tenso. A identidade do criminoso e sua captura é o que menos conta para Fincher até porque os crimes não foram resolvidos até hoje.

A narrativa começa em 4 de julho de 1969, quando dois adolescentes são assassinados friamente em São Francisco. Tempos depois, o assassino manda uma carta para diversos jornais da cidade dizendo que vai continuar a matança caso eles não publiquem um código cifrado que ele também enviou.

A charada foi desvendada por um professor e sua mulher e dizia: - Eu gosto de matar pessoas porque é mais divertido do que matar animais na floresta, porque o homem é o animal mais perigoso-. As mensagens e cartas continuaram chegando aos jornais assim como a descoberta de novos corpos.

No jornal San Francisco Chronicle, a apuração dos crimes fica a cargo do repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.), que conta com a ajuda extra-oficial do cartunista Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal). No departamento de polícia, a investigação é conduzida pelos detetives Dave Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards).

O problema é que nenhuma das duas frentes evolui muito em suas pesquisas para descobrir a identidade do assassino.

Graysmith decifra num dos códigos uma referência ao filme 'O Caçador de Vidas', e essa pista leva a polícia a Arthur Leigh Allen (John Carroll Lynch), que já tem um histórico de contravenções, mas não há evidências suficientes que o liguem ao assassino Zodíaco. Com o passar do tempo, a polícia começa a perder o interesse no caso, o bandido pára de atacar, mas a obsessão do cartunista não desaparece.

'Zodíaco' é um drama de escalas épicas. O longa cobre trinta anos na vida de seus personagens durante uma investigação que nunca foi conclusiva. O filme de Fincher é parte procedimento policial, parte investigação jornalística. Essa sua segunda faceta estabelece uma conexão com o clássico do gênero 'Todos os Homens do Presidente'.

O roteiro é baseado no livro escrito pelo próprio Graysmith, lançado nos anos 1980 e recém-publicado no Brasil.

A direção de Fincher é segura, com movimentos de câmeras sutis, e o filme tem uma fotografia bem cuidada de Harris Savides, que traduz em cores a descida dos personagens ao inferno.

Em uma de suas mensagens, o assassino Zodíaco sugere que sua vida daria um grande filme. E ele acertou. Só não se sabe se viveu para vê-lo.