ASSINE
search button

Morre produtor musical no Rio

Compartilhar

Portal Terra

RIO - Morreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, aos 70 anos, o produtor e empresário Guilherme Araújo. Ele foi o empresário que teve apurada visão comercial para gerenciar os talentos grandiosos de Gal, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Figura importante na concepção do Tropicalismo, Araújo fez todo o vitorioso marketing inicial dos quatro cantores quando markerting ainda não era palavra recorrente no meio musical. Foi por suas mãos, por exemplo, que Gal passou a vender milhares de discos na virada dos anos 70 para os 80.

Araújo formatou a imagem e a idéia da Gal Tropical, que rendeu LP e show de enorme sucesso em 1979. Com Bethânia, de temperamento mais arredio, Araújo não foi tão influente. Mas é inegável sua importância na trajetória dos quatro cantores baianos. Talvez sem ele, sem sua visão mercadológica, o Tropicalismo não tivesse tido a importância que teve e ainda tem.

As idéias eram de Caetano e de Gil, mas Araújo soube como ninguém vendê-las para a mídia da época. Com Gil, ele andou brigando durante uns tempos por conta de direitos relativos à obra fonográfica do compositor. Mais tarde, Gil e Araújo entraram em acordo. Desentendimentos à parte, nada apaga da história da música brasileira a sabedoria do empresário e produtor na carreira de seus artistas.