ASSINE
search button

ESTRÉIA-Mark Wahlberg interpreta militar de elite em "Atirador"

Compartilhar

REUTERS

SÃO PAULO - Indicado ao Oscar de ator coadjuvante por seu trabalho em 'Os Infiltrados', Mark Wahlberg volta a estrelar um filme de ação em 'Atirador'.

Wahlberg, ex-membro do grupo The New Kids on the Block, entra na pele de Bob Lee Swagger, um atirador de elite do exército americano que desistiu da vida militar depois de ser abandonado em ação e ver seu parceiro morto numa operação clandestina das tropas americanas na Etiópia.

Refugiado numa casa no alto das montanhas do Wyoming, tendo por única companhia seu cachorro, um dia Lee recebe a visita do coronel Isaac Johnson (Danny Glover). O coronel revela ter informações de que há um plano para matar o presidente dos EUA em sua próxima viagem por três cidades do país e que o assassino será alguém habilitado a dar um tiro de longa distância.

Como esse tipo de tiro é, justamente, a especialidade de Bob Lee, Johnson pede que reconsidere seu afastamento, juntando-se ao serviço secreto para impedir o atentado. Depois de uma curta hesitação, o atirador decide voltar à ativa. Ele visita as cidades no roteiro de viagem da comitiva presidencial, observa as condições de seu trajeto e monta um plano de defesa.

Lee só não contava com um detalhe -- que estivesse sendo usado por um dos setores de inteligência do governo, que trabalham com uma agenda secreta e o usam como bode expiatório quando o atentado acontece, matando não o presidente, mas um arcebispo etíope que visitava os EUA.

O plano de Johnson era matar também Lee e culpá-lo pela morte do religioso. Mas o jovem militar, que foi altamente treinado, consegue escapar, mesmo depois de levar dois tiros. E o filme se transforma na frenética caçada das forças policiais atrás do fugitivo, que pode contar com bem poucos aliados. Um deles é o agente do FBI Nick Memphis (Michael Peña), que desconfia da versão oficial do crime e vai descobrindo detalhes da trama secreta.

Baseado no livro de Stephen Hunter e com roteiro de Jonathan Lemkin, o filme cria uma visão de mundo bem pessimista, em que os donos do poder são um pequeno grupo que age nos subterrâneos da lei e é comandado por ninguém menos do que um senador (Ned Beatty).

Aos 35 anos (ele completa 36 em junho), Mark Wahlberg desfruta do prestígio de ser um dos atores mais requisitados de sua geração, atuando em filmes de ação, como o recente 'Uma Saída de Mestre', além do premiado 'Os Infiltrados' -- onde contracenou novamente com Leonardo DiCaprio, seu parceiro em 'Diários de um Adolescente' (1995).