ASSINE
search button

Piano de Chopin é encontrado em mansão de campo inglesa

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - O piano de cauda que Frederic Chopin tocou em sua última turnê de concertos foi encontrado numa mansão de campo inglesa, graças à investigação de um estudioso musical suíço.

'Foi uma surpresa total', disse o colecionador britânico Alec Cobbe ao descobrir que o piano que ele comprou há 20 anos por 2.000 libras faz parte da história da música.

O piano de Chopin ficou desaparecido por mais de 150 anos após a morte do compositor, até que o professor Jean-Jacques Eigeldinger começou a pesquisar os arquivos da fabricante de pianos francesa Camille Pleyel.

O estudioso, que conhecera Cobbe numa conferência sobre Chopin, foi conversar com o colecionador armado de informações sobre onde e para quem foram vendidos todos os pianos de Pleyel.

Por meio do número de série do instrumento, ele pôde identificar o piano comprado por Cobbe como sendo o instrumento que o compositor polonês levou à Inglaterra em sua turnê de despedida, em 1848.

'Foi um momento raro', disse Cobbe à Reuters, que é colecionador de instrumentos de teclado antigos.

'Existem apenas três outros pianos que se sabe terem sido de Chopin. Um está em Paris e outro em Mallorca, e nenhum deles funciona. O último está em Varsóvia.'

'Nosso piano funciona perfeitamente. É algo muito especial quando se toca nele.'

Antes de deixar a Inglaterra para retornar a Paris, após a turnê que acabou por ser a última de sua vida, Chopin vendeu o piano Pleyel a uma aristocrata inglesa, Lady Trotter.

Esta legou o instrumento a um de seus familiares, e ele acabou numa mansão de campo entes de ser leiloado e, mais tarde, vendido a Cobbe por um vendedor de pianos antigos.

Chopin declarou certa vez que 'os pianos Pleyel são a última palavra em matéria de perfeição.' Agora os fãs da música poderão ouvir o som que a música do compositor teria em seu próprio salão.

O piano de Chopin faz parte da coleção de instrumentos musicais de Cobbe que estão sendo expostos em Hatchlands, uma mansão de campo no condado de Surrey, sul da Inglaterra, administrada pelo Patrimônio Nacional Britânico.

A coleção é considerada a melhor coleção de instrumentos musicais do mundo e inclui instrumentos pertencentes ou tocados por Purcell, Bach, Mozart e Mahler.