ASSINE
search button

Festival de Veneza homenageia Tim Burton pela sua carreira

Compartilhar

Agência ANSA

VENEZA (ITÁLIA) - O diretor norte-americano Tim Burton receber o Leão de Ouro pela sua carreira, na 64ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que ocorrerá entre 29 de agosto e 8 de setembro deste ano.

A Bienal de Veneza, organizadora do Festival, anunciou hoje a escolha do homenageado deste ano, proposto pelo diretor artístico da mostra, Marco Muller. Na última edição do Festival, em 2006, o reconhecimento foi entregue ao diretor norte-americano David Lynch.

O LeÆo de Ouro ser entregue ao diretor no pr¢ximo dia 5 de setembro, durante uma mostra especial "Tim Burton Day", que incluir uma s rie de eventos-surpresa. A entrega ocorre na pr¢xima edi! Æo do Festival de Veneza, na Sala Grande do Pal cio de Cinema.

Mais uma vez, o prÆmio homenageia "um dos cineastas norte-americanos mais corajosos, vision rios e inovadores, capaz de emocionar e fascinar os mais diversos e amplos grupos de espectadores, em equil¡brio sobre o fio que conjuga arte e ind£stria", diz uma nota oficial da Bienal.

No passado, Tim Burton j havia escolhido o Festival de Veneza para o lan! amento mundial de suas obras de arte de anima! Æo, "O Estranho Mundo de Jack", apresentado na mostra em 1994, e "A Noiva Cad ver", no Festival de 2005.

Na opiniÆo de Marco Muller, Tim Burton um gÆnio do cinema, "o filho mais fantasioso da nova idade da arte". "Possui um talento £nico ao impregnar de profunda emo! Æo as hist¢rias que narra", acrescentou o diretor artístico do Festival.

Tim Burton, em 23 anos de carreira, dirigiu 12 longas-metragens de sucesso, entre eles "Batman" (1989), "Batman - O Retorno" (1992), "Edward Mãos de Tesoura" (1990) e "Planeta dos Macacos" (2001). O diretor foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2006 por "A Noiva Cadáver".