ASSINE
search button

Centro Cultural Cartola faz mostra com a história do samba

Compartilhar

Agência JB

RIO - Toda a batucada dos bambas pode ser vista na exposição 'Samba Patrimônio Cultural do Brasil', exibida na sala principal do Centro Cultural Cartola, desde dezembro. Os visitantes poderão conferir fotos que ilustram o início do samba de raiz, fantasias raras como as já usadas por Dona Zica e Cartola, instrumentos de bateria das primeiras escolas, bandeiras oficiais e um curta dirigido por Nilcemar Nogueira, neta de Cartola, narrado pelo jornalista Sergio Cabral. O filme, de 15 minutos, conta a trajetória do samba e traz imagens clássicas de figuras ilustres como Nelson Sargento, Tantinho, Wilson Moreira, Donga, Cartola, Mestre Odilon, Monarco, Vilma da Portela. Além disso, os visitantes poderão ouvir sambas antológicos, que sobrevivem há décadas na memória coletiva, tocados durante a exposição. Ao todo são mais de 60 peças exibidas.

- O evento conta a história da matriz do samba carioca. As pessoas vão passear pelas verdadeiras rodas de samba e conhecer aquilo que é parte da cultura brasileira - disse Nilcemar Nogueira, curadora da exposição e presidente do Centro Cultural Cartola.

Na equipe de pesquisa estão a doutora em Filosofia e mestre em Educação Helena Teodoro, a pesquisadora Raquel Valença e o jornalista Aloy Jupiara, com produção da Universidade Gama Filho.

O Centro Cultural Cartola fica na Rua Visconde de Niterói, 1296.