ASSINE
search button

Forest Whitaker e Helen Mirren são melhores atores de 2006

Compartilhar

Agência ANSA

LOS ANGELES - Forest Whitaker e Helen Mirren foram os melhores atores de 2006 segundo o Sindicato dos Atores que realizou ontem em Hollywood a 13ª edição do Screen Actors Guild Awards.

O filme 'Little Miss Sunshine' venceu o prêmio pelo melhor elenco, que equivale ao prêmio de melhor filme nesta cerimônia, considerada um indicador dos humores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar em 25 de fevereiro.

Whitaker venceu por sua interpretação do ditador Amin no filme 'O Último Rei da Escócia', vencendo Leonardo Di Caprio em 'Diamante de Sangue', Peter O'Toole em 'Vênus', Ryan Gosling em 'Half Nelson' e Will Smith, pela atuação em 'À Procura da Felicidade', todos também indicados para o Oscar.

Helen Mirren, com sua interpretação de Elizabeth II em 'A Rainha' bateu as colegas Judi Dench em 'Notas sobre um Escândalo', Kate Winslet em 'Pecados Íntimos', Meryl Streep em 'O Diabo Veste Prada' e Penélope Cruz em 'Volver'.

- Quando pus as roupas de Elizabeth pensei que nunca me sentiria bem daquele jeito, mas depois aprendi a amar aquela mulher sem vaidade e com um profundo senso de responsabilidade - disse Helen Mirren.

A atriz levou para a casa ainda outro prêmio SAG por sua interpretação de outra rainha da Inglaterra, Elizabeth I, no filme homônimo feito para a televisão. A pequena Abigail Breslin, de 10 anos, representou o elenco de 'Little Miss Sunshine' no palco.

Ela protagonizou o filme independente, apresentado no festival de Sundance no ano passado e agora cotado entre os possíveis vencedores do Oscar. Abigail também foi indicada ao Oscar como melhor atriz coadjuvante.

Os prêmios SAG para atores coadjuvantes, como aconteceu também no Globo de Ouro, foram para Eddie Murphy e Jennifer Hudson, ambos no elenco de "Dreamgirls - em Busca de um Sonho".

Os prêmios do Screen Actors Guild (o sindicato dos atores) são considerados um ótimo indicador da premiação do Oscar em 25 de fevereiro, já que a maioria dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também são atores.

Também foi premiada com uma estatueta pelo conjunto da carreira a atriz Julie Andrews, heroína de filmes infantis e vencedora do Oscar em 1965 por 'Mary Poppins'.