ASSINE
search button

Rio: Shows e exposições para homenagear Tom Jobim

Compartilhar

Denise de Almeida, Agência JB

RIO - Shows e exposições vão homenagear a genialidade do maestro Tom Jobim que completaria 80 anos, nesta quinta-feira. No Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente no Jardim Botânico, a festa começa às 19 h, com a exposição Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica, com a exibição de filmes, vídeos e fotografias inéditas da floresta que inspirava o compositor. As imagens são do cineasta Sergio Bernardes, do acervo pessoal de Tom e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A exposição fica aberta ao público de 26 de janeiro a 22 de março, das 10 h às 17 h.

Nana Caymmi, Danilo Caymmi e Paulo Jobim filho do maestro abrem a série de sete shows Concertos para a Mata Atlântica, às 20 h. As apresentações prosseguem, todas as quintas-feiras, no mesmo horário, até o dia 22 de março. Já estão confirmados nomes como João Donato e Paulo Moura, Mario Adnet e Jobim Jazz, Teresa Cristina e Cordão do Boitatá, Arnaldo Antunes e Milton Nascimento.

Os ingressos custam R$ 30. Estudantes e idosos pagam meia. O auditório tem capacidade para 300 lugares. O espaço fica na Rua Jardim Botânico, 1008 dentro do Jardim Botânico. Entrada pelo estacionamento. O telefone é 2274-7012.

A Livraria de Música Toca do Vinicius também vai comemorar os 80 anos do mestre da bossa nova. A fachada da livraria será emoldurada com balões de gás nas cores da bandeira do Rio. E às 20h30, a Banda de Ipanema vai se apresentar. Depois, Ruy Castro dará um depoimento sobre Tom Jobim e Os Cariocas farão um show, na calçada, com o maestro Severino Filho ao piano de cauda. As canjas do pianista Gustavão Rocha, do Turma da Bossa, e da cantora Vesna Vaskova, da República Tcheca, que vai cantar Garota de Ipanema no seu idioma natal, dão um toque especial ao espetáculo.

A Toca do Vinicius fica na Rua Vinicius de Moraes, 129, em Ipanema. O telefone é 2247-5227.

O aniversário do compositor de Águas de março também será lembrado em outros lugares da cidade. No quiosque Sushi-Bar Lagoa, no Parque dos Patins, o guitarrista Victor Biglione apresentará Uma Guitarra no Tom - Tributo a Tom Jobim, com releituras de grandes clássicos do maestro. Ele estará acompanhado por André Tandeta, na bateria, e Sérgio Barrozo Neto, no baixo. O espetáculo começa às 22 h 30, com couvert a R$ 15.