ASSINE
search button

Instituto britânico vai devolver obras roubadas por nazistas

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - Três desenhos roubados pelos nazistas em 1939 serão devolvidos aos herdeiros de seus proprietários originais por um importante instituto britânico de artes, anunciou o governo na quarta-feira.

'Um leão', atribuído a Carl Ruthart, e 'Um capricho arquitetônico', atribuído a Giuseppe Bibiena, serão entregues pelo Instituto Courtauld de Artes aos herdeiros do colecionador tcheco Arthur Feldmann.

O terceiro desenho, 'Um cão deitado', atribuído a Frans Van Mieris, pai, será doado de volta ao Courtauld pela família.

Em comunicado à imprensa, o ministro britânico da Cultura declarou: 'O governo acatou a recomendação do Comitê de Assessoria de Espoliações para que sejam devolvidos aos herdeiros de Arthur Feldmann três desenhos que foram tomados pela Gestapo na Tchecoslováquia em 1939'.

Os três desenhos foram avaliados, juntos, em entre 10 mil e 12 mil libras.

A coleção de mais de 750 desenhos pertencentes a Feldmann desapareceu no dia 15 de março de 1939. O colecionador judeu morreu dois anos mais tarde, sua mulher foi morta no campo de concentração de Auschwitz, e desde o final da 2a Guerra Mundial seus herdeiros vinham tentando rastrear as obras.

Os três desenhos foram adquiridos pelo renomado marchand Colnaghi num leilão da Sotheby's em Londres, em outubro de 1946, e vendidos a sir Robert Witt.

Eles fazem parte de um conjunto de mais de 3.000 desenhos de grandes mestres doados por Witt ao Courtauld em 1952.

Em fevereiro do ano passado os herdeiros de Feldmann entraram em contato com o Courtald, e em junho as duas partes concordaram em submeter a questão ao Comitê de Espoliações, que dá pareceres sobre reivindicações de pessoas ou herdeiros daqueles que perderam bens sob o regime nazista, quando esses bens hoje integram coleções nacionais britânicas.

Em abril do ano passado o Museu Britânico concordou em pagar uma compensação de valor não revelado aos herdeiros de Feldmann por quatro outros desenhos da coleção roubada, para que os desenhos pudessem continuar a integrar o acervo do museu.

Três dos quatro desenhos foram comprados pelo museu no mesmo leilão da Sotheby's em 1946. O quarto foi recebido três anos depois, como doação.

Outros 135 dos desenhos roubados foram devolvidos aos herdeiros de Feldmann em 2003 pelo museu tcheco onde estavam expostos desde o final da 2a Guerra Mundial.