ASSINE
search button

Quadro de Emil Nolde desaparecido há 30 anos reaparece na Alemanha

Compartilhar

EFE

BERLIM - Um retrato pintado por Emil Nolde (1867-1956), desaparecido há 30 anos e avaliado em ¬ 500 mil, reapareceu no sótão de um colecionador de 84 anos, que o entregou à Polícia, já que tudo indica que tenha sido roubado.

As autoridades de Mannheim, no sudoeste da Alemanha, comprovaram a autenticidade do quadro, 'Nadja', que foi pintado em 1919. O primeiro proprietário da obra foi Walther Rathenau, ministro de Exteriores da República de Weimar, assassinado em 1922.

O rico colecionador de arte encontrou a pintura em seu sótão e o entregou à Polícia, suspeitando que sua filha, já falecida, esteve envolvida no roubo da obra.

Emil Nolde é um dos expressionistas alemães que se uniu a Erick Heckel, Fritz Bleyl, Ernst Ludwig Kirchner e Karl Schmidt-Rottluff, os fundadores em Dresden do grupo Brücke.

Eles fundaram este movimento em 1905, no qual compartilharam a busca da liberdade criativa frente às ordens estabelecidas, assim como uma forma de vida comum.

"Nadja", uma valiosa pintura, ficou depositada em Freiburg (sudoeste), em uma empresa de transportes, entre 1977 e 1979, até que desapareceu misteriosamente.

As autoridades buscam agora possíveis herdeiros dos ex-proprietários, que ainda poderiam ter direitos sobre o quadro