ASSINE
search button

Projeto voltado para deficientes auditivos será lançado no Rio

Compartilhar

Agência JB

RIO - O projeto Cinema Nacional Legendado - Versão Videoteca, voltado para deficientes auditivos, será lançado nesta terça-feira, na Sociedade Hípica Brasileira, na Lagoa, Zona Sul do Rio. Está programado para ser lançado em outros estados como Santa Catarina, Paraná, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O projeto consiste na distribuição gratuita de 100 kits, cada um composto por 60 filmes nacionais com legenda oculta, para instituições e associações em todo o Brasil. As legendas permitirão aos deficientes acompanhar os diálogos das personagens e as indicações de sons e música dos filmes.

Entre os filmes que integrarão o kit estão "Cinema, aspirinas e urubus", "Dois perdidos numa noite suja", "Dom", "Carandiru", "Central do Brasil", "Separações", "O Xangô de Baker street", "O casamento de Louise", "Cidade baixa" e "Tolerância".

O projeto foi idealizado pela fonoaudióloga Helena Dale, responsável pela criação da Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), em parceria com o Centro de Produção de Legendas onde são produzidas as legendas ocultas dos filmes exibidos no CCBB e na programação da Rede Globo de Televisão.