ASSINE
search button

Obra de Botticelli é vendida com recorde de preço em leilão

Compartilhar

ANSA

LONDRES - Uma dos quadros do pintor italiano Botticelli da Virgem com o Menino Jesus, "Madona com bambino e melograno", estabeleceu na noite passada em Londres o recorde mundial de preço mais alto já pago por uma obra do artista: 5,6 milhões de euros.

No entanto, o recorde máximo da rodada na casa de leilões Christie's foi marcado com a venda de duas obras de Bernardo Bellotto por 9,6 milhões de euros. No total foram estabelecidos 12 recordes que faziam parte do leilão, que arrecadou 46,9 milhões de euros.

A "Virgem e o Menino" de Botticelli era a peça central da venda de ontem na Christie's em Londres, intitulada "Importantes quadros de velhos mestres", e o seu valor foi estimado em até 3,7 milhões de euros.

Trata-se de um quadro muito bem conservado e segundo as notas ilustrativas da casa de leilões é uma manifestação da maturidade do mestre de Florença morto em 1510.

Recentemente, estudiosos concordaram em atribuir o quadro a Botticelli, ainda que muitos concordem que parte do trabalho tenha sido pintado pela oficina do artista, mais ou menos entre 1490 e 1495. Deste leilão faziam parte também algumas obras de Rubens e Brueghel, Bernardo Bellotto, um Guido Reni, um Guercino, um Tiepolo, somando no total 72 peças leiloadas.

Segundo a Christie's, um comprador privado europeu adquiriu a obra de Botticelli.