ASSINE
search button

García Marquez lidera comemorações em Cuba

Compartilhar

Ansa

HAVANA - O prêmio Nobel colombiano Gabriel García Márquez encabeçou nesta sexta-feira um evento pelo 20º aniversário da Escola Internacional do Cinema de San Antonio de los Baños que, nos últimos anos, consolidou diversos talentos na criação da Sétima Arte para a região.

García Márquez, um dos promotores da Escola junto com o convalescente presidente Fidel Castro e os cineastas cubano Julio García Espinosa e argentino Fernando Birri, percorreu a instalação em companhia dos alunos, informou nesta sexta a imprensa local.

O autor de "Cem anos de solidão" chegou em Cuba para participar das atividades vinculadas à Escola e também das homenagens pelos 80 anos de Fidel, de quem é amigo pessoal e que cedeu provisoriamente o comando do país há mais de quatro meses após uma cirurgia delicada.

Como parte das comemorações, a Escola (que também recebe a visita do ator britânico Ralph Fiennes) abrirá uma mostra com trabalhos de ex-alunos e que por sua vez está incluída no 28º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano, que abriu na terça-feira e que termina no próximo dia 15 em Havana.

A Escola do Cinema nasceu em 15 de dezembro de 1986 e nesse dia se realizarão os festejos principais pelos 20 anos.

Nas suas duas décadas de existência a instituição cultural formou 540 alunos nas especialidades de direção, roteiro, produção, fotograma, edição e trilha sonora.

Atualmente a Escola é dirigida pelo cubano García Espinosa e estão matriculados 117 alunos.