ASSINE
search button

Forte de Copacabana abre as portas para o artesanato

Compartilhar

Agência JB

RIO - Nesta sexta-feira, começa a 2ª Mostra Rio Artesanato, no Forte de Copacabana. A idéia é mostrar aos visitantes a diversidade do artesanato fluminense, referência nacional na área de produção artesanal e da arte popular.

Com total de 700 m² de área, a mostra termina no próximo dia 17, domingo, e está dividida em duas partes. A primeira simula uma viagem pelo interior, com peças de todos os rincões fluminenses. A segunda é dedicada aos artesãos da região metropolitana, com ambientação inspirada na praia de Copacabana. Dois ateliês funcionarão permanentemente, revelando antigas e novas técnicas artesanais, como forma de promover uma interação entreo artista e o visitante.

- O artesanato deixou deser uma atividade de sobrevivência, e hoje, com incentivos do governo doestado, passou a ser um trabalho atrativo, comercial, capaz de agregar valores,aumentando a geração de emprego e renda. O Estado do Rio reúne cerca de 13 milartesãos, inscritos em 80 associações e várias cooperativas destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maurício Chacur.

Diversas formas de apoioao artesanato têm sido dadas pela secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma delas foi a criação da Casa de Artesanato, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O espaço funciona como local de exposição e venda de peças, além de capacitação. A Casa, que tem um cadastro com 1.300 artesãos, também promove a participação dos associados em feiras e eventos oficiais apoiados pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do ministério de Desenvolvimento Econômico (MIDIC).

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do ministério do Desenvolvimento daIndústria e Comércio, o setor envolve cerca de 8,5 milhões de pessoas e movimenta R$ 28 bilhões/ano, correspondente a 2,8% do PIB nacional.

A 2ª Rio Artesanato poderá ser vista, das 10h às 17h. Ela deverá receber cerca de 20 mil visitantes, além de lojistas especializados do Rio e de outros estados, que poderão comprar peças da exposição ou fazer encomendas.