ASSINE
search button

Luciano Pavarotti ganha Prêmio Donizetti de Música

Compartilhar

ANSA

BERGAMO (Itália) - O tenor italiano Luciano Pavarotti foi homenageado ontem à noite em Bergamo, no norte da Itália, com o prêmio Donizetti 2006, recebido por Giuliana, filha do cantor que não pôde comparecer por motivos de saúde.

O prêmio foi entregue antes do concerto de encerramento do Festival de Música de Bergamo, dedicado ao célebre tenor e realizado no teatro Donizetti, na cidade no norte da Itália.

Há dois dias, era certa a presença de Pavarotti no evento, mas ontem seu assessor de imprensa anunciou que o tenor, por motivos de saúde, não iria receber o prêmio pessoalmente.

Numa mensagem lida pela filha Giuliana, Pavarotti expressou sua "sincera tristeza por não estar com vocês nesta ocasião. De qualquer maneira, sinto estar muito perto de vocês e é com alegria infinita e gratidão genuína que recebo este reconhecimento".

"É uma honra e uma emoção receber um prêmio em nome do grande Gaetano Donizetti, cujas melodias ouvia quando era criança e que mais tarde cantaria com amor e devoção. Reconheço este compositor de valor incomensurável pelo valor que teve sua obra em nossa cultura, não só musical, e para minha carreira e minha vida", continuou.

"Suas notas são como correntes, leves e amáveis, das quais nunca quis me libertar e pelas quais quis ser docemente embriagado, um eterno prisioneiro", afirmou.

Pavarotti, que vive em reclusão há vários meses, deve se apresentar pela primeira vez em público nas próximas semanas num evento beneficente. O tenor declarou por telefone ao diretor artístico do festival que seu sonho é voltar a cantar no teatro Donizetti, onde estreou há exatamente 40 anos com "Rigoletto" de Giuseppe Verdi.