ASSINE
search button

Itália elabora manifesto para combater uso de modelo magérrima

Compartilhar

Reuters

ROMA - O governo italiano e as principais figuras da indústria da moda estão elaborando um manifesto para combater a presença de adolescentes ultramagras nas passarelas, dentro da onda crescente de promover um visual mais saudável.

Em setembro, a Espanha proibiu modelos abaixo de determinado peso de participar de um evento de moda em Madri. Agora, o Brasil e a Argentina estão se unindo ao movimento, garantindo que as modelos tenham pelo menos 16 anos de idade e não sejam supermagras.

As poderosas marcas de Milão inicialmente resistiram às pressões para imitar as normas espanholas, e o chefe da Câmara Nacional de Moda da Itália, Mario Boselli, disse naquela época que "talvez uma menina em cada cem" podiam ser definidas como magras demais.

Mas Boselli, cujo lobby representa marcas como Armani, Versace e Prada, reuniu-se esta semana com a ministra da Juventude da Itália, Giovanna Melandri, e concordou em criar junto com o ministério um código de boa conduta auto-regulatório.

A Itália tem um papel estratégico importante no mundo da moda, portanto temos que mandar uma mensagem contundente - disse Flaminia Spadone, assessora do ministro.

O manifesto será lançado antes da semana de moda de Milão, em fevereiro, um evento essencial do calendário das passarelas.