ASSINE
search button

Coro e orquestra em concerto colonial no CCBB Rio

Compartilhar

Agência JB

RIO - Um concerto colonial, com coro e orquestra, é o programa de domingo, às 17h, na rotunda do CCBB Rio, sob curadoria do musicólogo Maurício Monteiro, responsável pela trilha sonora da mostra 'Aleijadinho e seu tempo - Fé, engenho e arte', em cartaz no centro cultural. A entrada é franca.

A "Missa em Ré Maior", de João de Deus de Castro Lobo [Vila Rica, 1794-1832], um quase contemporâneo do Aleijadinho [1738-1814], será interpretada por 21 músicos e coro - Conjunto Calíope - de 24 vozes, sob regência do maestro Julio Moretzsohn.

A partitura original, do século 19, foi restaurada por Harry Crowl e Paulo Castagna, em 1993, e teve uma segunda restauração, por Rodrigo Toffolo e Maurício Monteiro, em 2005.

Maurício Monteiro escolheu este compositor porque ele representa a transição do estilo colonial para um pensamento clássico e até o pré-romântico, que foi desenvolvido no Rio de Janeiro. João de Deus trabalhou na Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto quase simultaneamente ao Aleijadinho. A obra selecionada, "Missa em Ré Maior", marca a linha tênue entre a prática musical de tradição escrita e de tradição oral, com trechos de caráter popular, como as modinhas e canções românticas.

A orquestra - violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flautas, oboés, trompas, trompetes e tímpano - reúne músicos da Sinfônica Brasileira e da Petrobras Sinfônica.

O concerto é parte da comemoração, junto à exposição 'Aleijadinho e seu tempo - Fé, engenho e arte', dos 17 anos do CCBB Rio. A mostra reúne 208 peças originais do Barroco mineiro, entre estatuária, objetos sacros, oratórios, desenhos, mapas, peças de ouro e fotografia, em 11 módulos, incluindo 22 originais do mestre Aleijadinho.

A duração do concerto é de 40 minutos.