ASSINE
search button

Rádio Nacional do Rio estréia quatro novos programas

Compartilhar

Agência JB

RIO - A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, estréia quatro novos programas para valorizar cultura brasileira. A emissora, que foi revitalizada numa parceria entre a Radiobrás e a Petrobras, continua sua fase de reformulação. Os novos programas são: "Poeta com todas as letras", apresentado pelo compositor Paulo César Pinheiro; "Vozes Brasileiras", com o maestro Magro Waghabi, integrante do MPB-4; "Estúdio F", uma parceria da Radiobrás com a Fundação Nacional de Arte (Funarte); e "Sotaque Brasileiro", apresentado pelo compositor Zebeto Correa, para dar som e voz aos novos talentos da música.

- Os novos programas têm como característica a informação cultural para discutir a música brasileira. Os apresentadores, por meio de trabalho de pesquisa sobre a cultura, fazem programas inovadores, explica o chefe-substituto da Rádio Nacional do Rio, Aécio Amado. - E isso é mais um passo na revitalização da rádio em sintonia com movimentos culturais do país e do próprio Rio de Janeiro.

Poeta com todas as letras traz um acervo de entrevistas com letristas da MPB, além de crônicas, contos e músicas de cada homenageado. Na semana de estréia, a obra destacada por Paulo César Pinheiro foi a do compositor Mário Lago. O programa será veiculado todas as terças-feiras, às 21 horas, com reprise nos domingos às 19 horas.

Vozes Brasileiras, com o maestro e arranjador do MPB-4 Magro Waghabi, mostra a produção vocal realizada no Brasil. De Quatro Azes e Um Coringa ao Boca Livre , do Bando da Lua aos Cariocas , e tantos outros. Também a obra do movimento Rio Acapella que congrega a música vocal produzida atualmente no Rio de Janeiro. Sua veiculação será feita todas as quintas-feiras, às 21 horas, com reprise nos domingos às 11 horas.

Estúdio F marca o início de uma parceira entre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro e a Funarte. O programa mostrará um pouco do acervo de 30 anos da fundação. E para começar, o primeiro programa apresentará obras dos grandes compositores Custódio Mesquita e Assis Valente. A apresentação é de Paulo César Soares, produtor de várias edições do Projeto Pixinguinha. Sua exibição será feita nas quartas-feiras, às 22 horas, com reprise aos domingos às 13 horas.

E, por fim, Sotaque Brasileiro, apresentado pelo cantor e compositor Zebeto Correa, que mostra a grande e qualificada produção musical existente hoje no Brasil. - Sotaque Brasileiro, o programa que mostra músicas que não estão na mídia, mas estão muito acima da média, resume o apresentador. O programa vai ao ar todas sextas-feiras às 21 horas, com reprise nos domingos às 16 horas