ASSINE
search button

Hip-hop movimenta bairro da Liberdade em Salvador

Compartilhar

Agência JB

SALVADOR - O hip-hop é uma das atrações do bairro da Liberdade na VII edição do Mercado Cultural, que acontece em Salvador até esta segunda-feira.

Durante toda a manhã deste sábado, grafiteiros, grupos de dança e músicos trocarão experiências sobre o movimento cultural que surgiu na Jamaica na mistura entre a tradição africana do canto falado e a animação dos bailes dos guetos jamaicanos, os "sound sistems" e foi levado pelo DJ Kool Herc às comunidades afro-americanas no início dos anos 70.

No Espaço Hip-hop, o grupo francês 'Black Blanc Beur' se apresenta com o espetáculo Break Quintet. Fundada em 1984 pela bailarina e historiadora Christine Coudun e pelo médico e karateca Jean Djemad, a B3 é a mais antiga companhia de hip-hop da França e se notabilizou por aliar, com uma linguagem coreográfica própria, a dança de rua ao estilo clássico.

O estilo contemporâneo tenta aproximar o rap do jazz. "Black" para negro, "Blanc" para branco e "Beur" para filho de imigrante árabe proveniente do Maghreb, região setentrional africana que agrupa o Marrocos, a Argélia e a Tunísia. O significado desta mistura deu nome à companhia de dança francesa "Black Blanc Beur" (B3) e sentido às suas coreografias.

Criado em 2002 sobre um tema jazzístico de Pablo Cueco, Break Quintet conta, através de movimentos vigorosos e virtuosísticos, a história de cinco jovens acampados, que se defrontam na penumbra com uma situação hostil.

Além da dança, os grafiteiros Samus, Roque e Questão vão mostrar sua arte para todos que passarem pelo local. Toda essa programação será embalada com a música produzida pelos grupos locais Poder Oculto, Artlharia Verbal, Tiro Certo e Convicção da Missão, a partir das 9h no Espaço Hip-hop, bairro da Liberdade.