ASSINE
search button

Corredor Cultural do Curuzu começa em Salvador

Compartilhar

Agência JB

RIO - Os bairros de Itapagipe, Subúrbio Ferroviário, Itapuã, Federação e Liberdade se transformarão em importantes territórios culturais durante a 7ª Edição do Mercado Cultural de Salvador. E uma das programações mais esperadas é o Corredor Cultural do Curuzu. O evento, que segue até o dia 04 de dezembro, é apresentado pela Petrobras e promovido pelo Instituto Casa Via Magia.

A visita à Liberdade começa com o Ritual no pé da Ladeira do Curuzu. Ele é composto por um grupo de dançarinos e percussionistas vestidos com roupas brancas e azuis organizados por um dos gestores da comunidade que acompanhará os visitantes do Corredor por todo o trajeto.

O primeiro lugar a ser visitado é o tradicional Terreiro de Candomblé Ilê Axé Jitolu , onde os visitantes receberão as bençãos de Mãe Hilda, a mãe de Vovô do Ilê Aiyê e pedirão licença para 'entrar'. Neste mesmo espaço será possível visitar o ateliê de Dete Lima que faz arte em tecidos com motivos afro.

Destaque para o almoço no Wa-Jeum de Mainha, restaurante inspirado em uma Senzala onde será oferecida uma típica feijoada africana nos moldes das feijoadas feitas pelos escravos. Após o almoço, o encerramento do trajeto acontece no Ilê Aiyê - um espaço onde o Bloco Afro Ilê Aiyê faz seus ensaios e desenvolve trabalhos sociais junto à comunidade afro baiana.