ASSINE
search button

Gérard Depardieu em Cuba homenageia Fidel

Compartilhar

Agência JB

HAVANA - O ator francês Gérard Depardieu está em Cuba para a comemoração dos 80 anos de Fidel Castro (completados em 13 de agosto), que ainda se recupera de uma operação.

- Espero que ainda tenhamos Fidel por muito tempo - disse Depardieu.

- É um homem que sobreviveu a todas as ameaças e que trouxe alegria a seu povo. Faz 15 anos que venho a Cuba e tenho observado muitas mudanças. Espero que Fidel continue entre nós por muitos anos - disse o ator a jornalistas no Palacio de Convenciones.

Depardieu, de 58 anos, é um dos atores mais conhecidos do cinema francês (atuou em "Cyrano de Bergerac", "Camille Claudel" e "Os Miseráveis") e participa do encontro "Memória e Futuro: Cuba e Fidel" com outros artistas e intelectuais, como o dramaturgo espanhol Alfonso Sastre, o jornalista espanhol Ignácio Ramonet e o italiano Gianni Mina.

- Conheço o Raúl (Castro), o vice-presidente Carlos Lage, o chanceler Felipe Pérez Roque e toda a juventude que rodeia o Fidel - disse Depardieu.

Castro delegou o poder provisoriamente a Raúl há quatro meses devido a uma delicada operação e desde então tem sido visto apenas em fotografias e vídeos, sendo que o último foi divulgado há mais de um mês.

Sua reaparição, ainda não confirmada, está prevista para sábado com grande expectativa dos cubanos e muitos estrangeiros. Ele deve participar de um desfile militar na Praça da Revolução em homenagem aos 50 anos do início das lutas guerrilheiras e comemorações atrasadas de seu aniversário - Fidel Castro completou 80 anos em 13 de agosto.