ASSINE
search button

Dia do Samba comemorado em toda a cidade

Compartilhar

Agência JB

RIO - Era um 2 de dezembro no idos dos anos 50 e Ary Barroso decide visitar a Bahia. Já tinha composto 'Na baixa do sapateiro' (com letra exaltando a estado baiano) e nunca havia pisado por lá. Uma data como essa devia ser perpetuada. Pelo menos foi o que pensou Luiz Menezes Monteiro da Costa, professor de História e vereador de Salvador que enviar o projeto de lei a Câmara Municipal, em cujo só foi aprovado em 1962. A data foi divulgada e caiu nas graças do povo, e assim virou o Dia Nacional do Samba. Este ano, o "dia D" cai neste sábado, mas as comemoraçãoes já começaram.

Nesta quinta o vereador Eliomar Coelho (PSOL) promove, às 18h, no plenário da Câmara Municipal do Rio, uma homenagem especial aos 10 anos de revitalização da Lapa. Na ocasião, serão entregues mais de 60 Moções de Louvor a músicos e intérpretes, veteranos e novatos, que contribuíram para o renascimento cultural da região. Estarão presentes na mesa, além de Eliomar, Monarco e Nelson Sargento, Pedro Paulo Malta, Luciane Menezes, Moacyr Luz e Paulão 7 cordas.

Nesta sexta o Centro Cultural Cartola entregará oficialmente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o pedido de registro das matrizes do samba no Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural do Brasil. O ministro Gilberto Gil estará presente na cerimônia, que começa às 17h. O centro cultural fica na Rua Visconde de Niterói, 1296 Mangueira, Zona Norte do Rio.

Também nesta sexta e madrinha Beth Carvalho comemora pelo segundo ano consecutivo, o Dia Nacional do Samba no Theatro Municipal do Rio, na Cinelândia, Centro do Rio. O show está marcado para às 20h, e reunirá a nata do samba no templo da música erudita. Mais tarde o projeto Samba em 4 Tempos reúne os conjuntos Batuque na Cozinha, Galocantô, Casuarina e Anjos da Lua, na Fundição Progresso, na Lapa, Zona Central do Rio.

E no sabadão sai o trem do samba, e em sua 10ª edição mantendo a tradição. No palco montado na Central do Brasil, o compositor Marquinhos de Oswsaldo Cruz recebe sambistas. Rodas de samba e grupos tradicionais cariocas ocupam os vagões de trens numa festa super animada. Ano passado foram oito vagões ultra lotados, este ano já reservaram 12. É bom se preparar, será uma verdadeira maratona. Começa às 18h e vai até...