ASSINE
search button

Centro Cultural Cartola entrega pedido oficial de registro

Compartilhar

Agência JB

RIO - O Centro Cultural Cartola entregará oficialmente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nesta sexta-feira, o pedido de registro das matrizes do samba no Rio como Patrimônio Cultural do Brasil. O ministro Gilberto Gil estará presente na cerimônia, que começa às 17h.

O projeto de pesquisa e documentação foi coordenado por Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e vice-presidente do Centro Cultural que leva o nome do compositor.

Vários bambas do samba participaram ativamente do projeto, como os compositores Monarco, Xangô da Mangueira e Nelson Sargento. A pesquisa foi realizada por Rachel Valença, Aloy Jupiara, Carlos Sandroni, Helena Theodoro e Felipe Trotta, com a colaboração de Nei Lopes, Sergio Cabral, Roberto Moura, João Baptista Vargens e Marilia de Andrade.

A cerimônia contará com a presença do novo secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde; do atual secretário de estado de cultura, Noca da Portela; ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Luiz Fernando de Almeida, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; além de representantes das Velhas Guardas das Escolas de Samba, autoridades do Ministério da Cultura e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Em seguida, às 19h, será inaugurada a exposição Samba, Patrimônio Cultural do Brasil, que ficará em cartaz no Centro Cultural Cartola.