ASSINE
search button

Brasília aplaude Sílvio Tendler e prepara a premiação

Compartilhar

Reuters

BRASÍLIA - Na última noite da competição oficial, nesta segunda-feira, o documentário 'Encontro com Milton Santos ou a Globalização Vista do lado de cá', do carioca Sílvio Tendler, acabou tornando-se o filme mais aplaudido pelo público desta edição do Festival de Brasília.

O filme, que tem seu eixo numa longa entrevista com o geógrafo mineiro, morto em 2001, recebeu aplausos diversas vezes ao longo da exibição, o que aconteceu pela primeira vez neste festival. E, ao final, uma nova e demorada aclamação.

Se as palmas se traduzirem em votos, o documentário de Sílvio Tendler deverá receber o prêmio do público. Antes dele, 'Querô', do paulista Carlos Cortez, era o filme mais bem recebido pela platéia do Cine Brasília.

Se o maior aplauso ficou para o filme de Sílvio Tendler, em compensação a maior vaia ouvida neste festival foi para um de seus convidados na apresentação do filme, o ex-ministro Cristóvão Buarque, que teria ajudado o documentarista a produzir seu filme.

Depois de esperar que as vaias parassem, Tendler calmamente declarou: "Eu não abro mão dos amigos, independentemente da bandeira".

Uma grande salva de palmas também foi concedida a Jece Valadão, o mais famoso intérprete de personagens machões do cinema brasileiro (em filmes como 'Os Cafajestes', de Ruy Guerra, e na recente série de TV 'Filhos do Carnaval', de Cao Hamburger), que morreu na segunda-feira em São Paulo, aos 76 anos. O ator estava filmando um novo trabalho de Zé do Caixão, 'Encarnação do demônio', que não foi concluído.