ASSINE
search button

Descoberto Roteiro inédito de Fellini para filme em Nova York

Compartilhar

Ansa

NÁPOLES - Um roteiro inédito de um filme do cineasta italiano Federico Fellini, datado de 1948 e intitulado 'Napoli - New York', foi encontrado nos arquivos do roteirista Tullio Pinelli. O anúncio foi feito no último dia do 'Lavori in Corso', ciclo de palestras sobre cinema italiano organizado pela Associação Italiana para a Pesquisa da História do Cinema (AIRSC), que terminou nesta sexta-feira, no teatro da Academia de Belas Artes de Nápoles, no sul da Itália.

Augusto Sainati, professor de história do cinema na Universidade Suor Orsola Benincasa de Nápoles, encontrou o precioso documento durante uma pesquisa que conduzia no arquivo de Pinelli para seu próximo livro. Foram encontrados diversos roteiros inéditos assinados por Pinelli e Fellini, entre os quais o título de 1948, 'Napoli - New York', que despertou a atenção do estudioso.

O roteiro narra a história de uma menina de 11 anos que vive com uma velha tia, que morre no desabamento de sua casa. Depois do acidente, a menina embarca clandestinamente para os Estados Unidos, acompanhada por um amigo morador de rua. Os dois chegam a Nova York, onde se encontram com a irmã dela, "esposa de guerra" de um soldado americano, presa acusada de ter assassinado o marido, que, na verdade, já era casado nos Estados Unidos.

A história termina com as seqüências do julgamento, em que a mulher é absolvida graças ao testemunho da irmã menor, recém chegada de Nápoles clandestinamente.