ASSINE
search button

Livro de O.J. Simpson foi cancelado, mas polêmica continua

Compartilhar

Reuters

LOS ANGELES - Um dia depois de a News Corporation ter cancelado o lançamento de um livro e uma entrevista à televisão de O.J. Simpson sobre o assassinato de sua ex-mulher, a irmã dela acusou a empresa, na terça-feira, de ter oferecido dinheiro à sua família para que mantivesse silêncio sobre o polêmico projeto.

A News Corp. admitiu ter oferecido rendimentos do livro e do especial de televisão abortados a parentes de Nicole Brown Simpson e de seu amigo Ronald Goldman, mortos a facadas em 12 de junho de 1994.

Mas, contrariando as declarações da ex-cunhada de O.J. Simpson, Denise Brown, o porta-voz da empresa, Andrew Butcher, insistiu que "nossa oferta não foi acompanhada de condições".

- E certamente não houve nenhuma sugestão de nossa parte de que as famílias seriam impedidas de falar sobre o assunto - disse Butcher à Reuters. - Sabemos que elas jamais concordariam com algo assim.

Falando ao programa Today, da NBC, Denise Brown encarou a oferta da News Corp. sob uma ótica mais cínica.

- Eles quiseram nos oferecer milhões de dólares por dinheiro do tipo "oh, sentimos muito". Mas iam colocar o programa no ar, mesmo assim - disse. - Pensamos: O que estão tentando fazer é comprar nosso silêncio, nos dar esse dinheiro para ficarmos de boca calada.

Brown disse que sua família rejeitou a oferta da News Corp. Não foi possível contatar representantes da família de Ronald Goldman para ouvir sua versão.

Butcher, que negou-se a especificar os valores oferecidos, sugeriu que a intenção da News Corporation foi apenas fazer o que era certo.

- Não vou dizer que a intenção foi deixá-los satisfeitos, porque eles nunca ficariam satisfeitos - afirmou ele. - As famílias deixaram claro que estavam descontentes com o projeto. Estávamos buscando maneiras de ajudá-las. Mas, em lugar disso, concordamos em cancelar o projeto por completo.

A revelação da oferta financeira feita pela News Corp. às famílias das vítimas foi o lance mais recente num empreendimento editorial e televisivo malfadado, que provocou uma enxurrada de críticas sugerindo que a News Corp. pretendia explorar uma tragédia humana para finalidades de lucro.

Numa iniciativa rara, o próprio presidente da News Corp., Rupert Murdoch, anunciou na segunda-feira o cancelamento do livro e da entrevista à TV, na qual Simpson oferecia um relato hipotético de como teria matado sua ex-mulher e Goldman.

O ex-astro do futebol americano sempre afirmou sua inocência. Em 1995, foi absolvido da acusação de ter cometido os assassinatos. Mas em 1997, uma corte cível o considerou culpado pelas mortes e o condenou a pagar R$ 33,5 milhões às famílias das vítimas, valor que Simpson jurou que não pagará voluntariamente.

Seu novo livro, intitulado "If I Did It" (Se eu tivesse feito), estava previsto para chegar às livrarias em 30 de novembro, precedido por uma entrevista em duas partes à rede de TV Fox conduzida pela publisher Judith Regan, cuja editora HarperCollins é uma unidade da News Corp., como é a própria Fox.

Apesar das especulações de que a entrevista gravada e o manuscrito do livro de Simpson acabariam por ser publicados em outros lugares, Andrew Butcher negou que a News Corp. pretenda levá-los a público.