ASSINE
search button

Joost Smiers lança o livro' Artes sob Pressão' no Rio

Compartilhar

Agência JB

RIO - O sociólogo holândes Joost Smiers lançará na próxima terça-feira no Centro Cultural Telemar (Oi Futuro) o livro 'Artes sob Pressão - Promovendo a Diversidade Cultural na Era da Globalização', disponível nas livrarias européias desde 2005.

O evento será seguido de um debate entre Smiers, Leonardo Brant, vice-presidente da International Network for Cultural Diversity (INCD) e Ronaldo Lemos, criador e diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade e Cultura da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

O título é o terceiro volume da coleção Democracia Cultural, uma parceria da Editora Escrituras com o Instituto Pensarte. Nele, o autor apresenta uma visão completamente nova do direito autoral que, segundo ele, se tornou um dos mais importantes produtos comerciais do século XXI.

- Esse fato demonstra como é improvável o sistema atual proteger o interesse da maioria dos artistas. O domínio público esta diminuindo, de toda forma, com a atual privatização dos direitos de criação e intelectuais. Para mudar o rumo das coisas, proponho a abolição completa dos direitos autorais, o que seria mais vantajoso para os artistas, para o domínio público e para os países do terceiro mundo - diz Smiers.

Joost Smier é professor de Ciência Política das Artes na Utrecht School of Arts, nos Países Baixos. Ele também foi professor visitante do Departamento de Artes e Culturas Mundiais na UCLA, Los Angeles. É membro diretor do Instituto Europeu de Pesquisas para Políticas Culturais Comparadas e Artes (ERICArts). O autor tem escrito e ministrado palestras sobre o processo decisório nas questões culturais em âmbito mundial e sobre novas visões em relação & propriedade criativa e intelectual, direito de autor e domínio público.

O Centro Cultural Telemar - Oi Futuro fica na Rua Dois de dezembro, 63, Flamengo.