Arqueólogos encontram o desenho mais antigo da humanidade

Desenho está em uma pedra achada na África do Sul

Um grupo de arqueólogos anunciou nesta ter encontrado na África do Sul o desenho abstrato mais antigo produzido pelo ser humano.

De acordo com estudo publicado pela revista científica "Nature", calcula-se que o desenho tenha sido feito há 73 mil anos. Ele foi achado na Caverna Blombos, um sítio arqueológico localizado a cerca de 300 quilômetros da Cidade do Cabo.

O desenho consiste em rabiscos com tinta vermelha em um pequeno fragmento de pedra. Os desenhos rupestres abstratos mais antigos já encontrados eram 30 mil anos mais novos do que este da África do Sul.

O grupo de pesquisadores que encontrou o artefato é liderado por Christopher Henshilwood, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul. Um italiano também estava na equipe e foi fundamental na descoberta, o arqueólogo Luca Pollarolo.

"Durante uma de minhas pesquisas, me concentrei no estudo meticuloso de todos os artefatos de pedra, com dimensões a partir de poucos milímetros. Durante a análise de milhares de peças, encontrei-me observando um fragmento de pedra com linhas vermelhas óbvias na plataforma, ou seja, a área da lasca que recebeu a peça", contou Pollarolo em entrevista à ANSA.

Ainda de acordo com o arqueólogo, a pedra com os rabiscos possui 38,6 milímetros de comprimento, 12,8 milímitros de largura e 15,4 milímetros de espessura.

"Graças a um experimento preciso, excluí a hipótese de que estas linhas se criaram acidentalmente. Além disso, estamos certos que a realização do desenho foi o trabalho de homens Homo Sapiens modernos, porque, no mesmo nível, além de restos humanos como dentes, outros objetos surpreendentes foram encontrados, como conchas perfuradas intencionalmente para a confecção de um colar", explicou o italiano.

Pollarolo disse ainda que o desenho é rupestre porque ele "não representa nada figurativo", como um animal, por exemplo. Além disso, o arqueólogo não descartou a hipótese dele ter alguma simbologia.

Os desenhos abstratos mais antigos já encontrados anteriormente foram em escavações de Chauvet, na França, El Castillo, na Espanha, Maros Caves, na Namíbia, e Apollo 11, na Namíbia.