ASSINE
search button

Bélgica vira para cima do Japão encara Brasil nas quartas de final

Compartilhar

A Bélgica sofreu para vencer o Japão de virada por 3 a 2, nesta segunda-feira em Rostov-on-Don, e vai enfrentar o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo-2018.

Todos os gols saíram na segunda etapa, com os Samurais Azuis abrindo vantagem com Haraguchi (48) e Inui (52) e sugerindo mais uma zebra no mundial russo. Mas os Diabos Vermelhos reagiram com Vertonghen (69), Fellaini (74) e Chadli (90+4) e se colocaram como desafiantes do Brasil na sexta-feira, em Kazan.

Quando a partida se encaminhava para a prorrogação, Courtois iniciou contra-ataque mortal que passou pelos pés de De Bruyne, Meunier e foi terminar com Chadli, que aproveitou corta-luz de Lukaku e só teve o trabalho de empurrar para as redes. Golaço que valeu a classificação.

A Bélgica colocou à prova a melhor campanha da fase de grupos da Copa, com 100% de aproveitamento e maior número de gols marcados. Liderados por Eden Hazard e Romelu Lukaku, os europeus se recuperaram de um possível vexame e asseguraram a vaga nas quartas de final.

Questionada pela postura pouco esportiva na última rodada da fase de grupos, administrando derrota por 1 a 0 para a Polônia para se classificar às oitavas de final por ter menos cartões amarelos que Senegal, a seleção japonesa entrou em campo com outra atitude. O Japão quase complicou a vida da badalada equipe belga, mas acabou cometendo erro infantil no final que consolidou a eliminação.

Bélgica e Brasil se enfrentam por uma vaga nas semifinais nesta sexta-feira, às 15h pelo horário de Brasília, em Kazan.

- Jogo parelho -

Quem esperou um Japão acuado no início de jogo se enganou. Até os 15 primeiros minutos de jogo, os 'Samurais azuis' entraram no jogo querendo disputar de igual para igual com a badalada seleção belga.

Mas a partir dos 25 minutos a Bélgica começou a dominar o jogo, aproveitando o cansaço japonês em marcar no campo de ataque. O primeiro lance foi em cruzamento para Lukaku na pequena área, mas o centroavante se enrolou para finalizar (25).

Na sequência, Eden Hazard mandou uma bomba de fora da área para defesa de Kawashima (27). Na cobrança de escanteio na sequência, Kompany ganhou pelo alto e a equipe quase conseguiu abrir o placar.

A resposta japonesa veio pouco antes do fim da primeira etapa. Nagatomo recebeu lançamento longo pelo lado esquerdo e tocou para Osako na pequena área. O atacante deu leve toque e Courtois aceitou por debaixo das pernas, mas conseguiu recuperou e evitou frangaço.

- Surpresa nipônica -

Na volta do intervalo, a Bélgica começou propondo o jogo no ataque. Mas o Japão estava ligado e aproveitou os espaços deixados no campo de defesa.

Logo aos 3 minutos, Inui roubou a bola na intermediária japonesa e iniciou rápido contra-ataque tocando para Kagawa. O meia recebeu no meio de campo e fez excelente lançamento nas costas de Vertonghen para Haraguchi, que não tremeu diante do gigante Courtois e bateu cruzado para abrir o placar.

Os Diabos Vermelhos acordaram com o gol sofrido. No lance seguinte, Mertens fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para trás para a chegada de Hazard. O camisa 10 encheu o pé e acertou a trave direita, aos 5 minutos.

Mas a sorte estava do lado dos Samurais. Aos sete minutos, após excelente jogada de Kagawa, Inui recebeu na entrada da área e arriscou chute forte. A bola saiu venenosa e foi morrer no cantinho de Courtois, que se esticou todo e nada pôde fazer. 2 a 0 para o Japão e delírio oriental no estádio de Rostov-do-Don.

O segundo gol deixou a Bélgica inerte durante alguns minutos. Mas depois de absorver o golpe, a equipe europeia quase conseguiu diminuir o prejuízo com cabeçada de Lukaku, aos 17 minutos, depois de cruzamento de Meunier pelo lado direito.

- Reação belga -

Aos 24 minutos, Vertonghen contou com a sorte e a falha do goleiro Kawashima para conseguir marcar o primeiro gol belga. Depois de confusão na área, a bola sobrou para o defensor, que tentou cabecear para o meio da área mas acabou encobrindo o arqueiro japonês. A sorte virou.

O gol animou a Bélgica, que apostou no talento de Hazard para conseguir a igualdade. O camisa 10 fez linda jogada pelo lado esquerdo, chamando o zagueiro para dançar e cruzando com precisão para o questionado Fellaini, que subiu muito alto e cabeceou para as redes para empatar, aos 29.

Em busca de evitar 30 minutos desgastantes de prorrogação, a Bélgica pressionou nos instantes finais da partida. Aos 40 minutos, Kawashima se redimiu do erro no primeiro gol e fez duas defesas espetaculares em sequência, em cabeçadas de Chadli e Lukaku.

Mas o Japão também tentou no fim do jogo. Em cobrança de falta de Honda da intermediária, Courtois foi buscar no cantinho aos 46 minutos para espalmar para escanteio. Na cobrança, o arqueiro belga ganhou no alto e iniciou um contra-ataque mortal.

Courtois tocou para De Bruyne, que abriu para Meunier no lado direito. O lateral cruzou rasteiro para a área, Lukaku fez lindo corta-luz e Chadli só teve o trabalho de empurrar para as redes. Uma aula de contra-ataque que assegurou a virada no último lance e valeu a classificação belga às quartas de final.

fa