ASSINE
search button

As curtas da Copa

Compartilhar

Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP durante a Copa do Mundo da Rússia-2018:

- Com o ânimo nas nuvens

Os torcedores russos celebraram em todo o país a grande vitória nos pênaltis contra a Espanha nas oitavas de final. Na verdade, a comemoração foi além do território do maior país do mundo: do espaço, dois astronautas russos vestidos com camisetas com o logotipo do Mundial acompanharam a vitória da seleção. "Felicidades à nossa equipe e a todos os torcedores de futebol de nosso país!", gritam em um vídeo que viralizou. Na mesma Estação Espacial Internacional, os cosmonautas Oleg Artemyev e Anton Shkaplerov, os mesmos que protagonizaram o vídeo de domingo, já haviam simulado algumas jogadas futebolísticas no aparato em que trabalham, com a bola oficial da competição.

- Gol e silêncio

A cantora Shakira tem duas equipes favoritas no Mundial: sua Colômbia natal e a Espanha, país onde mora e onde joga seu marido, Gerard Piqué. No domingo ela não pôde estar em Moscou para ver a partida entre Rússia e Espanha pelas oitavas de final, porque tinha um show em La Coruña. Mas ela acompanhou o jogo pela televisão na Galícia. Depois do gol que deu vantagem à 'Roja' nos primeiros minutos, ela compartilhou um vídeo nas redes sociais, onde é vista pulando de alegria. Esse vídeo foi acompanhado no Twitter com um "Gooool" e a bandeira da Espanha. No entanto, o desastre para a seleção espanhola viria logo depois. Um pênalti cometido pelo próprio Piqué, que bateu com a mão na bola, permitiu o empate dos russos e levou a partida para os pênaltis, onde os espanhóis foram eliminados. Shakira não postou mais nada no seu perfil. Agora ela terá que concentrar sua torcida na Colômbia, que na terça-feira enfrentará a Inglaterra pelas oitavas de final em Moscou.

- "Não precisa do 'bonita'"

A repórter María Gómez, que cobre o Mundial da Rússia-2018 para a o canal de televisão Mediaset España, foi muito aplaudida nas redes sociais por uma entrevista após a eliminação da Espanha neste domingo pela Rússia. Ela estava entre torcedores espanhóis decepcionados e perguntava a eles quais teriam sido as causas para o fracasso. Um entrevistado começou sua resposta com uma pergunta: "Como você se chama, 'guapa' [bonita em espanhol]?". Ela o cortou imediatamente: "Maria. Não precisa do 'bonita'. Maria, jornalista". Seu entrevistado continuou com frases lentas e não muito claras, em um discurso que a repórter acabou interrompendo, considerando-o "disperso". Maria Gómez já havia passado alguns dias antes por incidentes machistas, como tem acontecido com outras mulheres que trabalham nesta Copa do Mundo. Enquanto ela gravava um vídeo, um desconhecido a irrompeu de repente para lhe dar um beijo na bochecha antes de correndo.

- Ícone da moda

Gareth Southgate como 'influenciador' de moda: o técnico da Inglaterra não poderia imaginar, mas sua elegância está ajudando a aumentar as vendas de jaquetas no Reino Unido. A rede de lojas Marks and Spencer, fornecedora oficial de roupas da equipe inglesa, anunciou que desde o início do Mundial a venda de suas jaquetas subiram 35%. "É estupendo ver Gareth tão bem vestido", afirmou à AFP um porta-voz da marca nesta segunda-feira. Uma réplica do traje oficial dos ingleses pode ser comprado no site da loja por 264 libras esterlinas (350 dólares). Só a jaqueta custa 65 libras (85 dólares). Southgate se surpreendeu pelos comentários recebidos por sua forma de vestir: "Não é só David Beckham", disse à BBC.

- Paris sonha

Os torcedores franceses começam a sonhar seriamente com a possibilidade de conquistar o segundo título mundial, e a prefeita de Paris anunciou nesta segunda-feira: se a equipe eliminar na sexta-feira o Uruguai haverá um telão para acompanhar na terça-feira (10) a semifinal na praça do Hôtel de Ville, a Prefeitura da capital francesa, muito perto da catedral de Notre Dame. Caso que os Bleus cheguem à final, o plano é colocar um telão aos pés da Torre Eiffel. Isso seria no dia 15 de julho, um depois da tradicional queima de 14 de julho, feriado nacional na França.