ASSINE
search button

Cristiano Ronaldo garante vitória de Portugal sobre Marrocos: 1 a 0

Compartilhar

Um craque e uma pitada de sorte são o que tem bastado para Portugal na Copa do Mundo. Uma cabeçada fulminante de Cristiano Ronaldo aos quatro minutos de jogo foi o suficiente para vencer e eliminar o Marrocos por 1 a 0, em Moscou. A seleção africana pressionou e tentou de tudo para evitar a derrota e garantir vida extra, mas esbarrou no azar e no goleiro Rui Patrício, que se mostrou seguro para evitar o resultado. A seleção portuguesa dependerá de suas próprias forças na última rodada, quando enfrentará o Irã para decidir uma vaga nas oitavas de final.

Cristiano Ronaldo está apressado neste Mundial. Depois de sofrer o pênalti e abrir o placar em apenas quatro minutos contra a Espanha, o craque demorou o mesmo tempo para balançar a rede do Marrocos. Em mais um gol de bola parada na Copa, o artilheiro se desmarcou de Manuel da Costa após escanteio de Cédric e ainda abaixou para cabecear firme, sem chances para Munir. O 85º gol de Cristiano por Portugal o transformou em maior artilheiro da história das seleções europeias.

>> Veja a tabela do Grupo B

>> CR7 supera Puskas e assume artilharia europeia de seleções

Apesar da desvantagem precoce, era o Marrocos que tomava a iniciativa desde o início, enquanto Portugal esperava para contra-atacar. A defesa portuguesa se virava como podia a cada investida dos marroquinos, que quase não eram ameaçados. Em rara escapada, Cristiano Ronaldo quase marcou o segundo aos oito, mas o chute saiu à direita da meta.

A velocidade e os passes rápidos de Amrabat, Belhanda e Ziyech, com apoio dos laterais Dirar e Achraf, representavam um perigo constante, mas Rui Patrício se mostrava seguro em todas as intervenções. Portugal só teve outra oportunidade aos 38. Dessa vez como garçom, Cristiano saiu da área e serviu Gonçalo Guedes, que chutou para boa defesa de Munir. Nos acréscimos, Benatia ficou livre após desvio no jogo aéreo, mas não alcançou a bola.

O cenário do primeiro tempo se repetiu no segundo. Marrocos seguiu pressionando em busca do empate, e Portugal ficou atrás esperando uma oportunidade de contragolpe que quase não aparecia.

Aos dez, Rui Patrício encaixou finalização perigosa de Belhanda. Um minuto depois, o duelo foi o mesmo, e Rui Patrício fez milagre para defender cabeçada para o chão do camisa 10. Ziyech, o mais participativo do Marrocos, cobrou falta com perigo aos 22, e a bola saiu por cima. Na segunda falta que bateu perto da área, Cristiano Ronaldo carimbou novamente a barreira, já aos 39.

A pressão marroquina se intensificou nos minutos finais, mas o dia era mesmo de Portugal. Ziyech teve a melhor oportunidade aos 45. O meia recebeu pela direita, limpou a marcação e bateu. Pepe apareceu como o salvador da pátria para desviar o chute que tinha endereço certo. Benatia, que virou praticamente um atacante na etapa final, teve a última chance aos 48. Em sobra de bola aérea, o zagueiro e capitão finalizou por cima.

Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte e Raphaël Guerreiro; Bernardo Silva (Gelson Martins), João Moutinho (Adrien Silva), William Carvalho e João Mário (Bruno Fernandes); Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.

Marrocos: Munir, Dirar, Benatia, Manuel da Costa e Achraf Hakimi; El-Ahmadi (Fajr), Boussoufa, Nordin Amrabat, Belhanda (Carcela) e Ziyech; Boutaïb (El-Kaabi).

Juiz: Mark Greiger (Estados Unidos).

Cartões amarelos: Adrien Silva e Benatia.