ASSINE
search button

Com gol de CR7, Portugal vence e elimina Marrocos da Copa da Rússia

Compartilhar

Graças ao quarto gol de Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo da Rússia, Portugal venceu por 1 a 0 o Marrocos, primeira equipe matematicamente eliminada, e se aproximou das oitavas de final, nesta quarta-feira em partida válida pelo Grupo B do Mundial, em Moscou.

Autor de três gols na estreia diante da Espanha (3-3), CR7 voltou a mostrar seu faro matador contra os marroquinos, anotando o gol da partida logo aos 4 minutos de jogo, acertando de cabeça uma cobrança de escanteio.

O Marrocos, que apesar do gol sofrido dominou a partida, acabou pagando com uma eliminação precoce a falta de pontaria apresentada nas duas partidas que disputou no Mundial russo, tanto diante dos portugueses quanto contra o Irã, adversário da estreia que o venceu por 1 a 0.

Com o resultado, Portugal chegou a 4 pontos e lidera o Grupo B, que ainda conta com Irã (3 pontos) e Espanha (1 ponto), que se enfrentam ainda nesta quarta-feira em Kazan.

"Estou muito feliz, o mais importante é vencer e conquistar o três pontos. Foi uma surpresa, porque eles foram muito fortes e tiveram muitas chances", disse CR7.

"Cristiano é como um vinho do Porto, sabe como tirar proveito de suas qualidades e de sua idade ao máximo", acrescentou o técnico Fernando Santos.

Cristiano Ronaldo e companhia voltam a campo no dia 25 de junho para definir a classificação às oitavas de final contra o Irã, em Saransk. No mesmo dia, a Espanha medirá forças com Marrocos em Kaliningrado.

- Sempre ele -

Personagem principal da primeira semana de disputa na Copa do Rússia, após brilhar intensamente contra a Espanha em uma das partidas mais esperadas da fase de grupos da competição, Cristiano Ronaldo voltou a mostrar que é insaciável.

Assim como havia feito diante dos espanhóis, o craque do Real Madrid chamou a responsabilidade, definindo a partida para sua equipe logo no primeiro lance de perigo português.

Aos 5 minutos, os lusos cobraram um escanteio curto e João Moutinho mandou para a área. CR7, só no jogo de corpo, tirou a marcação do zagueiro marroquino e pulou de peixinho para empurrar a bola para o fundo das redes, anotando seu 4º gol em dois jogos na Copa do Mundo da Rússia.

Curiosamente, o gol sofrido teve efeito positivo no Marrocos. Vindos de derrota na estreia, voltar a não pontuar seria sinônimo de eliminação precoce para os africanos, que partiram para cima de Portugal e dominaram amplamente o primeiro tempo.

O problema é que o domínio do jogo, assim como já havia sido contra o Irã, não se traduziu em gols.

Assim, Ziyech, o mais rápido dos atacantes marroquinos, mandou para fora duas boas chances de finalizar (25 e 33 minutos), enquanto Benatia, sozinho na pequena área, não alcançou um desvio de cabeça na primeira trave em escanteio (42).

"Tínhamos que ser muito mais eficazes", resumiu o técnico francês Hervé Renard, comandante da seleção marroquina, após o jogo.

- Pressão e eliminação -

O segundo tempo seguiu o panorama dos primeiros 45 minutos de partida, com Marrocos se mostrando muito agudo pelas pontas com Ziyech pela esquerda e Amrabat pela direita. Mas, de novo, abusou de perder ocasiões de gols.

Na melhor delas, novamente Benatia, zagueiro e capitão da equipe, mostrou cacoete de centroavante ao aparecer na área para dominar um cruzamento e limpar a marcação. Mas, na hora de chutar, mandou uma bomba na arquibancada, aos 16.

Vendo que sua equipe não conseguiu sequer armar contra-ataques perigosos, o técnico de Portugal, Fernando Santos, decidiu segurar o resultado tirando dois de seus jogadores mais criativos, Bernardo Silva e João Mário, para promover a entrada de meias com maior capacidade de marcação, Gelson Martins e Bruno Fernandes.

A mudança fez Cristiano Ronaldo, sumido em campo desde que abriu o placar no primeiro lance do jogo, desaparecer de vez, mas funcionou em segurar o ímpeto marroquino.

Apesar de se manter superior em campo, o time africano não conseguiu mais assustar o gol de Rui Patrício, abusando de bolas alçadas na área, o que facilitou a vida da alta zaga portuguesa.

Impotente, Marrocos viu seu sonho de avançar às oitavas de final ruir ao som do apito final em Moscou, após voltar a disputar a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998.

am/fa