Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Esportes - Copa do Mundo

Revista espanhola de futebol causa mal-estar com colombianos

Jornal do Brasil

A última edição da revista espanhola "Panenka", uma das publicações de futebol mais respeitadas da Europa, gerou mal-estar na Colômbia por relacionar o país ao narcotráfico.    

Em sua edição especial sobre a Copa do Mundo, a revista elaborou escalações "alternativas" para cada país e, no caso colombiano, listou 11 traficantes de drogas, como Pablo Escobar - no Brasil, por exemplo, a "Panenka" citou 11 danças.  "É indignante o artigo da revista espanhola Panenka. Não apenas fazem piada de todo um país, mas também apelam ao lugar-comum para nos definir", criticou a apresentadora de TV colombiana Mábel Lara. 

A publicação pediu desculpas e disse que não teve intenção de ofender ninguém. "Sempre quisemos tratar o país com carinho e respeito. Em 2014, publicamos o '11' de Gabo [Gabriel García Márquez]", afirmou a revista.  Segundo seus editores, o "antiguia" da Copa "não é um conteúdo sério" e é feito com um "tom ácido". "Nem sempre destacamos coisas positivas. Desta vez foi assim. Mas a distância e o efeito de certas séries de televisão nos enganaram. Sentimos muito", acrescentou a "Panenka". 



Tags: colômbia, copa do mundo, futebol, narcotráfico, panenka

Compartilhe: