ASSINE
search button

A importância das ações populares frente aos nossos governantes

Compartilhar

Nestes dias difíceis e de desencanto, a experiência dos moradores e moradoras de Cabo Frio, ligados ao Núcleo de Estudos Ambientais da Bacia de Campos (NEA-BC), mostrou que a mobilização e o comprometimento comunitário podem produzir resultados significativos. 

Apesar de sabermos que ainda resiste a política clientelista e pequena, muita coisa vem mudando em relação à ação da sociedade no que se refere à luta por efetivação dos direitos sociais. 

No caso específico da articulação deste grupo, ter como resultado da organização comunitária e o monitoramento das ações dos gestores e legisladores uma emenda inserida no orçamento municipal, para que de fato prevaleça a real necessidade da população alvo da política pública é algo muito precioso.

Poderíamos relatar aqui diversas ações populares exitosas e mais um sem número de outras lutas em andamento. O mais importante é dar visibilidade e estimular a sociedade a exercer controle social, e se apropriar de todas as formas de incidência possíveis. 

Não há mais lugar para que o poder público e os gestores gestoras públicos façam o que lhes convier, sem ter de dar satisfação à sociedade. Apesar de ressaltar aqui a conquista de uma comunidade específica, vale lembrar que a conquista é de toda a sociedade. 

* Colunista, Consultora na ONG Asplande e Membro da Rede de Instituições do Borel