ASSINE
search button

Meritocracia? Jovens da Rocinha perdem vestibular e estão sem aula devido à guerra

Compartilhar

Parte da população defende a meritocracia, com seus discursos hipócritas. Se posicionam contra as cotas com a falácia de que todos têm a mesma oportunidade e que deve ser privilegiado quem tem mérito. Eu quero ver algum destes me responder às seguintes questões: 

1. Existe igualdade em oportunidade para os jovens da Rocinha que se prepararam, mas perderam a prova de vestibular da Uerj, realizada no dia da guerra? 

2. E qual será o desempenho dos 3.208 alunos sem aula nas escolas da Rocinha e outros milhares que estão sem ir para as escolas que são fora da Rocinha?

As escolas da Rocinha estão fechadas por cinco dias. Os colégios próximos da Rocinha que recebem jovens da comunidade estão sem alunos. O Colégio Estadual André Maurois, por exemplo, está com turmas vazias e criando atividades alternativas aos poucos que conseguem chegar à escola. 

Estamos em uma cidade onde os holofotes se dirigem ao Rock In Rio, onde milhares de pessoas do Brasil e do mundo estão se divertindo, empresários e governo lucrando, enquanto os moradores da Rocinha estão vivendo dias de medo, com crianças e jovens sem escolas. Mas a quem importa?

Em meio a essa guerra, não temos um governo na cidade que se preste ao mínimo de utilidade e que devia estar fazendo companhia ao seu mentor na cadeia em Benfica. Além de não ter governador, temos um presidente que mais uma vez é denunciado e quem aceita ou não a denúncia são deputados em uma Casa, onde metade deles é investigada e se vende por nomeações e emendas. Ainda assim, tentam aprovar uma reforma política, na qual o povo vai bancar as campanhas e o caixa dois. 

Os uniformes escolares de nossas crianças seguem nos varais da favela na esperança de um futuro melhor e de paz! 

Que a paz na Rocinha venha do Céu, porque esperar algo nesse cenário político do Brasil vai ser impossível. 

Que Deus proteja os moradores da Rocinha!

#PaznaRocinha

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade