Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Outubro de 2017

Colunistas - Comunidade em pauta

Hora de refletir sobre a indiferença

Jornal do BrasilMônica Francisco

Então é Natal! Momento de reflexão, de pensar nas relações humanas, coisa que anda extremamente complicada por estes dias tão sombrios. A desumanização do outro, aquele que Jesus nos ensinou a chamar de semelhante, tem se transformado em algo bem preocupante.

Diminuir ou não conseguir enxergar o outro como semelhante, é possibilitar que o sofrimento alheio não cause em nós nada além de indiferença. É permitir que cada vez menos tenhamos uma sociedade em que de verdade, vejamos diminuírem as violências e de certa forma tenhamos um pouco da tão sonhada paz.

Desenvolver a empatia (capacidade de reconhecer o outro, se colocar no lugar do outro) é a condição para termos um mundo melhor. Se não o mundo todo, pelo menos a parte que nos cabe nele.

A frase do jornalista irlandês Bernard Shaw nos dá uma bela ilustração sobre a miséria dos nossos dias: "O maior pecado contra nossos semelhantes não é odiá-los, mas ser indiferente a eles: esta é a essência da desumanidade".

Que nos obriguemos a olhar o próximo como semelhante todos os dias. Isso fará muito mais bem a nós do que aos outros, fica a dica.

Feliz Natal

* Pesquisadora, Consultora na ONG ASPLANDE

Tags: Artigo, Borel, comunidade, monica, pauta

Compartilhe: