ASSINE
search button

Políticas de segurança e a violação de direitos humanos

Compartilhar

Há uma apreensão no que se refere ao futuro das políticas públicas na área da segurança. Os conflitos começam a ter espaços cada vez menores em seus intervalos e ampliado o medo e a insegurança.

As constantes violações dos direitos humanos nas áreas de favela são  cada vez menos avaliadas de maneira séria e com o cuidado que merecem por parte do estado. Não adianta por um lado somente aumentar contingentes e por outro punir "desvios" que não têm nenhuma cara de desvio, mas sinalizam para quem vive nestas áreas, conduta cristalizada e recorrente.

Já disse aqui, ou melhor, escrevi aqui, que devemos buscar intensificar os diálogos, assim, no plural mesmo, entre a população, as instituições e o Estado, para que soluções, ou pelo menos alguns caminhos para ela, sejam encontrados.

Não se constrói nada sozinho, e sabemos que projetos onde a sociedade, onde a população envolvida e alvo das ações propostas, não são envolvidas de maneira honesta, a tendência é o fracasso.

Façamos uma reflexão, todos nós, trabalhemos juntos para que vidas preciosas não sejam desperdiçadas e construamos uma sociedade mais igual e mais justa para todos e todas nós.

* Mônica Santos Francisco - Consultora na ONG ASPLANDE, Colunista no Jornal do Brasil. Coordenadora do Grupo Arteiras