ASSINE
search button

Maioridade penal: a manobra dos fascistas BBB contra a democracia 

Compartilhar

Ontem, quando os jornais noticiaram que a redução da maioridade penal havia sido reprovada em votação, todos comemoravam. Eu já esperava que o autoritarismo de Eduardo Cunha não iria aceitar a derrota e iriar inventar mais um golpe para driblar a democracia.

Mais uma vez, com uma manobra antidemocrática que desconstrói os princípios da Constituição, a bancada fundamentalista conseguiu reverter em um processo de votação a aprovação da redução da maioridade penal. Cunha usou a mesma estratégia para conseguir aprovar o financiamento empresarial de campanhas, um dos principais motivos da corrupção no Brasil. 

O pior é ver a quantidade de pessoas que são a favor da redução. Muitos moradores de favelas, inclusive, consideram que tal medida irá reduzir a criminalidade. Quem acredita que um dos filhos destes deputados será julgado e encarcerado por cometer algum crime? Essa lei só vai valer para o filho dos outros: os pobres, negros e favelados que serão as maiores vitimas desta sociedade. 

O Brasil já tem a maior prova da falência no sistema prisional. Temos a quarta maior população carcerária. Ninguém aprende nada na cadeia, onde temos uma verdadeira escola do crime. Basta olhar para os dados da ONU que apresentam que menos de 1% do total de homicídios no Brasil são cometidos por adolescentes. Enquanto, mais de 36% das vítimas de homicídios no Brasil são adolescentes. Logo vemos que nossos adolescentes são vítimas e não criminosos. "Quem conhece prisões e estabelecimentos de ressocialização de menores não apoia esta insensatez" , desabafou Joaquim Barbosa, ex presidente do STF). Lugar de jovem é na escola. 

Como desabafou meu amigo Denis Neves, liderança na Rocinha: “Fui dormir numa "pseudo democracia" e acordei numa ditadura...”. 

Quem aplaude Eduardo Cunha bate palmas para derrota da democracia. Não à redução!

* Davison Coutinho,  morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.