ASSINE
search button

Jovens perdem vagas de emprego por falta da carteira de trabalho

Compartilhar

É realmente um país exótico. Só no Brasil, ou melhor, no Rio de Janeiro se gasta tanto com o combate ao crime, mas nada se faz para prevenção. Nada se faz para que o jovem não seja seduzido pelo falso sentimento do poder e do ter. Além de não se oferecer programas de recuperação e formação profissionais verdadeiros que visem à formação do cidadão e ofereçam oportunidades reais, agora não se pode mais trabalhar.

Estou assistindo a quantidade de jovens perdendo oportunidade de emprego/estágio, simplesmente pelo fato do Ministério do Trabalho estar com problemas para emissão da carteira de trabalho. Os jovens precisam enfrentar uma fila que começa às 4h para receberem a noticia que o sistema parou, ou que as senhas acabaram, e quando conseguem só saem dali de tarde.

Sem falar na dificuldade para dar entrada no seguro desemprego, uma vergonha, um absurdo.  E não me invente que a desculpa é a paralisação, esse problema já está há mais de um mês atrasando tantas vidas.

Onde estão os Poupa-Tempos? Onde está o respeito com o trabalhador brasileiro?  Qual a resposta para essa população ansiosa por uma chance no mercado de trabalho?

* Davison Coutinho, 25 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.