ASSINE
search button

Moradores se queixam da Clínica da Família da Rocinha

Compartilhar

O Jornal do Brasil denunciou no último dia 10 o descaso no atendimento dos moradores na clínica da família da Rocinha. Na ocasião, moradores denunciaram que o atendimento não estava sendo realizado  por falta de médicos.  Alguns moradores relataram a demora no atendimento e se queixaram da possibilidade de marcação de consulta, apenas  em dias específicos da semana.

A secretária de Saúde informou ao JB que o problema seria resolvido, o que não aconteceu. O morador e líder comunitário José Martins Oliveira retornou para atendimento com suspeita de tuberculose e mesmo após dois meses esperando um diagnóstico, não foi atendido por um médico e sim por um enfermeiro. 

O morador Saulo Junior, 22 anos, esteve na clínica nessa semana e informou que estava perdendo partes do cabelo e achou que era algo ligado a uma infecção. No entanto, mesmo sem ser devidamente atendido, os enfermeiros que o atenderam falaram que era pra ele, simplesmente trocar o shampoo e o creme que estava usando na lavagem. 

Podemos perceber a falta de respeito com os moradores da Rocinha. Não podemos aceitar que tal tratamento seja dado a tantas famílias que dependem, exclusivamente, do atendimento da rede pública. Casos como do Sr. Martins não podem ser ignorados, tendo em vista que a Rocinha tem média maior que a brasileira nos casos de tuberculose. A reclamação da saúde na Rocinha é geral, e as maiores queixas são a de falta de  especialistas e demora  no atendimento dos pacientes, 

Esperamos uma solução eficaz e verdadeira para que a saúde seja prioridade para os nossos moradores. 

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel emdesenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.