Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Colunistas - Comunidade em pauta

Cadê a Comlurb dentro da favela?

Jornal do BrasilWalmyr Junior *

No último dia 26 de junho, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes criaram uma agenda em comum para a inauguração do Programa Comunidade Limpa, no Complexo da Maré. Dentro do projeto, há uma usina de reciclagem de lixo que será responsável pelo processamento de 70% dos resíduos gerados nas 16 comunidades da Maré.

Já acostumado com as ilusões da prefeitura, fui andar pelas ruas do bairro nesse último fim de semana. Para meu espanto, observei garis na altura da Avenida Brasil e da Linha Amarela trabalhando a todo vapor. O interessante é que os garis da Comlurb só estão varrendo e recolhendo lixo onde é área de interesse da prefeitura, ou seja, só acontece limpeza urbana ao redor das vias expressas. 

Indignado com essa situação, cliquei algumas fotos de caçambas de lixo transbordando, de lixo espalhado pelas ruas e de entulho espalhado por vias dentro da favela, para mostrar que o programa acima citado é apenas para ‘inglês’ ver.

Acredito que a política de limpeza urbana da prefeitura tem por finalidade invisibilizar o morador da favela. No morro ou nos becos, nos barracos ou nas casas existem pessoas de bem que trabalham diariamente para fazer a cidade do Rio de Janeiro funcionar. Na favela mora o taxista, o padeiro, o servente, a vendedora, o frentista, a empregada e os mais variados profissionais que são essenciais para a vida urbana. 

Fico na expectativa de ver o programa ‘Comunidade Limpa’ começar a funcionar em todas as 16 favelas da Maré, e quando digo as 16 comunidade é porque esperamos que os becos e morros, barracos e casas sejam de fato assistidos pela política de limpeza urbana. Para pedir voto para o Pezão o Paes promete fundos e mundos. Quero ver cumprir as promessa de campanha. 

 * Walmyr Júnior Integra a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, assim como a equipe da Pastoral Universitária Anchieta da PUC-Rio. É membro do Coletivo de Juventude Negra - Enegrecer. Graduado em História pela PUC-RJ e representou a sociedade civil em encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ

Tags: comunidade, júnior, maré, pauta, walmyr

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.