Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Colunistas - Comunidade em pauta

Após escândalos da Fifa, é hora de consolidar nossa jovem democracia

Jornal do BrasilMônica Francisco*

Finalmente começa o ano, e o escândalo da FIFA mostra o que sempre soubemos ou pelo menos desconfiamos. Do alto de sua empáfia, a FIFA tem com os escândalos expostos aqui no país de pretos, que o padrão da entidade conseguiu deixar de fora dos estádios. Apesar da mão leve e branda da Justiça com alguns figurões, é muito bom podermos ver toda essa movimentação que traz à luz esse esquema criminoso.

O fio da meada foi puxado, aguardemos o que vem por aí. Como boa cristã, acredito nos desígnios divinos e, certamente, o clamor dos pobres, o sangue dos mortos, a indignação das ruas foram ouvidos.

Fomos humilhados publicamente ao sermos alvo de comentários preconceituosos de membros da FIFA. Agora, nossa resposta vem da melhor forma possível e estamos desejosos de que a justiça seja tão severa, como é com aqueles que vivem no Brasil real.

Queremos ver ganha e não perdida uma bela oportunidade de nossa justiça mostrar de fato que é imparcial, ou pelo menos que se pretende.

Nosso troféu já veio com a atuação da Polícia Federal e a exposição do que há de pior no mundo do esporte. Agora que o recreio acabou, toda a atenção nestas eleições que a coisa tá ficando séria.

Precisamos discutir seriamente questões muito importantes para a consolidação de nossa jovem democracia, como a obrigatoriedade do voto, ou o voto facultativo, melhor dizendo, a tão sonhada reforma eleitoral e as outras reformas tão desejadas.

A Copa acabou, mas as nossas grandes questões, postas em xeque pelas jornadas de junho do ano passado, e que ainda pautam a maioria das manifestações em curso no país, ainda urgem.

"A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não à GENTRIFICAÇÃO, ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!"

*Representante da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.

Tags: coluna, comunidade, Francisco, monica, pauta

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.