Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Colunistas - Comunidade em pauta

Os invisíveis da Rocinha: Roupa Suja e áreas abandonadas

Jornal do BrasilDavison Coutinho

Se em nossa comunidade já é comum o sentimento de abandono e descaso, em algumas localidades da maior favela do Brasil a revolta é ainda maior. As localidades da Macega e Roupa Suja são lugares que nunca receberam qualquer intervenção do governo, não existe nem um prego que tenha sido colocado pelo poder público.

As casas da Macega, que são em parte construídas de madeiras na encosta do morro, mostram a verdadeira pobreza que se esconde nas obras de fachada construídas pelo PAC em torno da Rocinha. Para se chegar nesses lugares são centenas de degraus e caminhos improvisados onde correm esgotos. 

Em dia de chuva chegar em casa é uma tarefa ainda mais difícil. Na Roupa Suja os problemas são os mesmos, a insalubridade e a falta de infraestrutura das casas e becos transformam a vida dos moradores em uma batalha, onde a esperança já não é quase mais presente.

As crianças desses locais são as que mais sofrem na Rocinha, não têm acesso ao lazer, saúde e projetos educacionais. São vítimas do abandono e da exclusão social. Não existem oportunidades para essas pessoas, a luta diária é apenas pela sobrevivência, são invisíveis aos que governam e que pregam os discursos de que trabalham para o bem do povo.

Estamos em ano de eleição e são essas pessoas que deveriam estar nas propostas dos que se candidatam a governar a nossa cidade, são eles os que sofrem diariamente com a desigualdade social e abandono do poder público.

Parabéns a esses moradores guerreiros que enfrentam todas as dificuldades para sobreviver e sustentar seus filhos.       

* Davison Coutinho, 24 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel emdesenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.

Tags: coluna, comunidade, Coutinho, davison, pauta

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.